Menu
Brasília

Coronavírus: entrega solidária para quem não pode sair de casa

Decretado como pandemia, o vírus tem fácil propagação em ambientes aglomerados e qualquer pessoa pode ser contaminada a qualquer momento

Redação Jornal de Brasília

12/05/2020 14h11

Foto: Divulgação

Com informativos em todos os lugares, as pessoas já sabem que devem evitar sair de casa e ficar longe de aglomerações por conta do Coronavírus. Decretado como pandemia, o vírus tem fácil propagação em ambientes aglomerados e qualquer pessoa pode ser contaminada a qualquer momento.

Com isso, uma startup criou a possibilidade da Entrega Solidária. “Identificamos um alto número de pessoas que estariam dispostas a ajudar as pessoas do grupo de risco. Como a nossa plataforma tem o objetivo de ajudar, criamos essa opção (entrega soidária). Assim, realizamos a ponte entre as pessoas que estão dispostas a ajudar (indo ao supermercado/farmácia e realizando a entrega) e as pessoas do grupo de risco que necessitam de ajuda”, afirma Karine Gonzaga, cofundadora da OiTO.

Para a autônoma Luciana Almeida, uma das pessoas inscritas na plataforma para realizar o serviço às pessoas do grupo de risco, o que mais a motivou a realizar a ação foi a empatia com os que moram sozinhos. “Fiquei muito assustada vendo as reportagens mostrando a grande quantidade de mortes de idosos em outros países e não gostaria que no Brasil acontecesse isso. Como eu já era cadastrada na plataforma Oito, resolvi oferecer ajuda a quem precisasse por lá também. Me toquei que existem muitas pessoas que são sozinhas e/ou não podem contar com a ajuda de ninguém nessas horas”, conta.

Ela explica também ainda que a maior dificuldade na hora de entregar as compras é justamente a falta de contato. “Em uma das entregas, que não conhecia a senhora, deixei as sacolas na porta, bati e me afastei. Depois de ela conferir e ter levado tudo para dentro, me trouxe o valor gasto e pedi que colocasse no chão para não termos contato. Conversamos um pouco de longe e ela contou que mora sozinha e não tem quem possa ajuda-la nesse período, pois dispensou a secretária que era quem fazia as compras”, descreve.

E para os que precisarão de uma graninha extra nesses tempos difíceis, a plataforma oferece também a opção “Shopper”, que possibilita a troca do serviço por um valor em dinheiro; excelente para manter a economia girando de alguma maneira. O prestador de serviço deve entrar no site OiTO.app e cadastrar seu serviço. Depois é só aguardar que logo alguém entrará em contato para contratá-lo.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado