Para muitos católicos, esse momento é de reflexão e jejum. Nos quarenta dias que antecedem a Páscoa, muitas pessoas cortam o consumo da carne vermelha e o peixe passa a ser a principal opção.
A expectativa do Sindicato do Comércio Atacadista do DF(Sindiatacadista-DF) é de um aumento de 40% na venda de peixes nesta época. E, na Semana Santa, essa estimativa dobra. Segundo o presidente do Sindiatacadista, Álvaro Júnior, nas duas últimas semanas da Quaresma, a procura por peixes é maior, cerca de 20%. O peixe bem procurado atualmente pelos brasileiros é a tilápia, o quilo custa em média R$45,00.
É importante ressaltar que o peixe é um excelente aliado da saúde. A carne dele é rica em Ômega 3, vitaminas do complexo B, como a B12 e o ácido fólico. Para saber como escolher o peixe, fique de olho nas dicas:
-Refrigeração: se o peixe for fresco, ele deve estar coberto com uma camada espessa de gelo. Se for comprar a carne no supermercado, a deixe por último.
- Aparência: o peixe deve estar com olhos salientes e brilhantes, sem manchas brancas ao centro. Além disso, o olho do pescado deve ocupar toda a cavidade ocular. As brânquias devem ser da cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes. Já as escamas, precisam estar bem aderidas ao corpo, brilhantes e sem manchas.
- Apalpar: peça ao vendedor para tocar no peixe. Se a marca do dedo não desaparecer em pouco tempo, escolha outro, pois possivelmente este não está fresco.