Menu
Brasília

Comportas do Lago Paranoá seguem abertas para controle do nível da água

Nível do Lago subiu três centímetros mesmo com as comportas já abertas

Willian Matos

19/02/2021 7h22

Foto: CEB/Divulgação

As três comportas do Lago Paranoá seguem abertas desde o início da semana. O objetivo é que controlar o nível da água e evitar acidentes. Na manhã de quinta-feira (18), o reservatório alcançou a cota de 1000,67 metros e, mesmo com as comportas abertas, o nível subiu três centímetros.

Por isso, a Companhia Energética de Brasília (CEB) aumentou a vazão de águas da Barragem de forma escalonada. Cada comporta se expandiu para 30 centímetros no fim da manhã e 40 centímetros no fim do dia.

Para decidir manter as comportas abertas, foram realizadas duas avaliações técnicas sobre o volume de água. Os procedimentos foram feitos pela CEB e acompanhados pela Defesa Civil.

“Além das fortes chuvas, a cota do lago também é impactada pelos afluentes, Bananal, Riacho Fundo e pela água que está vertendo da Represa Santa Maria. Temos que estar sempre alguns passos adiante para que os níveis da Barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, explica o Diretor-Geral da CEB Geração, Eduardo Roriz.

A Companhia segue emitindo alertas sonoros para a população ribeirinha, pedindo para que se evite circular, tomar banho e pescar às margens do Rio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado