Menu
Brasília

Comissão debate criação da Universidade do Distrito Federal

A discussão sobre o PLC nº 34/2020, será transmitida ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no Youtube

João Paulo de Brito

17/03/2021 13h07

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília/Cedoc

Nesta quinta-feira (18), a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa vai debater a respeito da criação da Universidade do Distrito Federal (UniDF). A discussão sobre o PLC nº 34/2020,  será transmitida ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no Youtube, com participação cidadã pelo Portal e-Democracia.

Proposto pelo Executivo, o PLC nº 34/2020 autoriza a criação e define as áreas de atuação da UniDF. De acordo com o GDF, a criação da universidade segue o Plano Distrital de Educação (PDE) e busca responder ao marco legal de implantação do ensino público superior distrital. Ao justificar o projeto, o governo cita o Censo da Educação Superior de 2014, o qual informa que 39% das instituições de ensino superior públicas do País são estaduais. No âmbito local, apenas a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), vinculada à Secretaria de Saúde do DF, que oferece os cursos de enfermagem e medicina, atende ao pleito de educação superior estadual desde 2001. Pela necessidade de expansão, a Fundação Aberta do Distrito Federal (Funab), como instituição mantenedora da educação superior no DF busca, desde 2015, o credenciamento de escolas superiores, como ocorreu com a autorização de funcionamento para os cursos da Escola Superior de Magistério (ESM) e da Escola Superior de Gestão (ESG), sendo que estão em fase de credenciamento outras escolas superiores, a exemplo da Escola Superior de Cerrado, vinculada ao Jardim Botânico de Brasília. A implantação dessas escolas, juntamente com novos cursos e faculdades, vão materializar a constituição da universidade distrital, justifica o Executivo.

Esse projeto, que tramita na Casa há um ano, “recebeu inúmeras emendas de parlamentares com o propósito de aprimorar a proposição original”, salienta a presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, deputada Arlete Sampaio (PT). Ela acrescenta que “a criação de uma instituição de ensino superior vinculada ao GDF requer a participação de diversos segmentos da sociedade na sua construção e implementação”, motivos pelos quais deve ser debatido em audiência pública. Além de Arlete, integram o colegiado os deputados Leandro Grass (Rede), Delmasso (Republicanos), Jorge Vianna (Podemos) e Delegado Fernando Fernandes (PROS).

Com informações da CLDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado