Menu
Brasília

Comércio prevê alta nas vendas no Dia dos Namorados

Números apontam economia aquecida e um bom período para os lojistas e comerciantes

Elisa Costa

06/06/2023 18h14

Love and Wine is in the air! Como escolher o vinho perfeito para o dia dos namorados!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, o ano de 2023 registrou um aumento de 22,7% na expectativa de vendas para o Dia dos Namorados, em comparação com o mesmo período do ano passado, sendo que 64,7% dos consumidores da capital da República pretendem presentear seus companheiros nessa data comemorativa. O levantamento foi feito entre os dias 11 de abril e 10 de maio, com mais de 500 cidadãos entrevistados e 400 empresas de diferentes segmentos. Segundo o presidente da entidade, José Aparecido, os números indicam que a economia está aquecida.

“Acredito que um dos motivos para esse aumento é que ainda estamos vivenciando a retomada da economia no pós-pandemia. Outra questão que pode ter impactado são os reajustes salariais concedidos tanto pelo governo federal, quanto pelo GDF, já que boa parte da nossa economia está lastreada à folha de pagamento dos servidores públicos”, explicou José Aparecido ao Jornal de Brasília. “Infelizmente esse ritmo positivo não depende só dos lojistas, mas do desempenho da economia com um todo, e principalmente do poder de compra e nível de endividamento das famílias”, pontuou.

As roupas e acessórios são os presentes mais procurados, com 25,8% de preferência entre os brasilienses. Leonardo Silveira, de 22 anos, morador do Plano Piloto, contou à reportagem que já comprou o presente da namorada em uma loja de roupas que ela adora. “Ela ama ganhar roupas, então pensei em ir em um das lojas que ela sempre vai e escolher algo”, explicou o jovem. Em segundo lugar, estão os cosméticos e perfumes, com 18,4%, seguido dos calçados com 17,6%. Em quarto lugar estão as flores, com 10,3%, para aqueles que ainda apostam no romantismo tradicional, seguido dos eletroeletrônicos, com 7,6%.

Mariana de Freitas, de 40, comprou para o marido um novo computador, porque ele trabalha em casa e o seu aparelho antigo estragou há mais ou menos 2 meses. “Ele é meu eterno namorado e o presente não é surpresa, porque eu já havia contado para ele o que eu compraria”, contou a moradora de Sobradinho, em meio a risadas. Chocolates e trufas também são produtos requisitados dentre os cidadãos da capital, com 6,4% de preferência, e também, alimentos para o café da manhã, com 5,6%. Por último na pesquisa da Fecomércio estão os produtos culturais, com 4,4% e livros, com 3,9%.

Os dados ainda mostram que pessoas do gênero masculino estão mais dispostas a gastar nessa data e que as compras no crédito serão mais comuns. Elas devem acontecer com mais frequência no período da tarde, sendo que, muitos entrevistados disseram que vão sair para as compras alguns dias antes, no sábado, dia 10 de junho. Ainda de acordo com o levantamento, 52% dos que foram ouvidos devem procurar as lojas que estão oferecendo desconto ou promoção e 35,5% disseram que não tem a intenção de presentear. Nesse quesito, o desemprego e as dificuldades financeiras foram os principais motivos para a resposta.

No que diz respeito aos preços, 91,3% das empresas pretendem manter os valores dos seus produtos e 8,7% irão aumentar sob pretexto do repasse de fornecedores. Por outro lado, nenhum dos empresários entrevistados manifestou uma possível redução dos valores de produtos e serviços, contudo, o presidente da Fecomércio, José Aparecido, explicou que isso não precisa preocupar os consumidores. À reportagem, disse que, pela regra, se o comércio for estimulado as chances dos preços se estabilizarem são maiores. “Se os comerciantes receberem incentivo e apoio do governo, por exemplo, eles tendem a aumentar a oferta e manter os preços acessíveis”, concluiu.

Mais movimento nos shoppings

Um outro estudo, feito pela Organizações PaulOOctávio, que envolve os shoppings Brasília, JK, Terraço e Taguatinga, indicou um crescimento de 13% nas vendas e de 10% no fluxo durante o Dia dos Namorados em comparação com o ano de 2022. Segundo o diretor de shoppings do grupo, Geraldo Mello, os resultados e estimativas ilustram que a economia está em um bom período. “Este é um excelente momento para o varejo. Para alcançarmos resultados positivos, investimos em ações promocionais diversas para atrair o público e movimentar os centros de compras nessa temporada”, contou.

No Brasília Shopping, na Asa Norte, acontece um sorteio de um Jeep Renegade e da coleção Mil Delícias Minitrufas Língua de Gato, da Kopenhagen. O cliente consegue participar do sorteio do veículo a cada R$300 em compras, onde recebe um número da sorte, já para concorrer à coleção de chocolates o cliente deve ter gasto R$500 ou mais. No JK Shopping, em Ceilândia, os apaixonados ganham um kit do O Boticário, com sabonetes e loção hidratante, a cada R$300 em compras. Já a partir de R$200, podem concorrer a um Fiat Argo 0 quilômetro.

No Taguatinga Shopping estão sendo sorteados 100 jantares no valor de R$500, no restaurante Outback Steakhouse. Os sorteios acontecem nos dias 10, 14 e 17 de junho. No Terraço Shopping, próximo à Octogonal, a cada R$200 em compras o cliente pode trocar as notas fiscais por cupons para concorrer a um Fiat Pulse 0 quilômetro, e o vencedor será anunciado no dia 17, a partir das 19h. Já para as compras no valor de R$500 o cidadão ganha uma caixa de chocolates da Kopenhagen. A praça central do shopping também estará decorada de acordo com a data comemorativa, para promover um ambiente romântico, com espaço para fotos e vídeos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado