Menu
Brasília

Começam as obras da nova creche do Riacho Fundo

A previsão é que as obras terminem no início de 2024, para atender as famílias logo no início do ano letivo

Redação Jornal de Brasília

29/06/2023 18h41

Foto: Dilvulgação / IPEDF

A governadora em exercício Celina Leão (PP), assinou nessa quinta-feira (29) a ordem de serviço que dá início às obras do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) do Riacho Fundo I. Segundo as informações do Governo do Distrito Federal (GDF), o espaço conta com um investimento de R$6 milhões e terá capacidade para atender até 188 crianças de 0 a 3 anos. Em discurso, Celina destacou a importância da abertura de creches: “Construir creche é cuidar da mulher, cuidar da família e dar oportunidade de emprego a essas pessoas, que muitas vezes não têm onde deixar o filho”.

A unidade ficará localizada numa área de mais de 4,5 mil metros quadrados, na QN 9, Área Especial 4 e terá 10 salas de atividades para a educação infantil, além de sala multiuso, direção, secretaria, sala de professores, solários, fraldários, lactário, sala de amamentação e refeitório, para atender os alunos em tempo integral. “Quando o governador Ibaneis Rocha assumiu o governo em 2019 tínhamos um déficit, com 30 mil crianças na fila das creches e hoje o número reduziu para 13 mil”, comentou Celina durante o evento. A previsão é que as obras terminem no início de 2024.

Conforme contou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, a meta da gestão é aumentar a oferta de vagas nas creches, porque esse é o setor que mais precisa de atenção. “A ordem do governador Ibaneis é construir o máximo de unidades. Nosso objetivo é colocar todas as crianças na escola”, disse. A Cepi do Riacho Fundo ainda terá pátio coberto e descoberto, banheiros, cozinha, copa, despensa, rouparia, lavanderia, vestiários, estacionamento, guarita, playground, grelhas para captação de água pluvial, castelo d’água, central de gás, canteiros e área verde com tratamento paisagístico.

“É um momento único e aguardado, porque é a nossa primeira creche pública. Essa é uma festa maravilhosa e toda a comunidade agradece o governo”, comemorou o administrador regional do Riacho Fundo, Fernando Siqueira. Vale destacar que, uma parte dos recursos que serão usados para a construção são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que também delimita o modelo padrão das creches, construídas em concreto armado e com cobertura de aço. A fundação da obra da nova creche já começou e o processo está adiantado em 12%.

Também presente, o deputado distrital Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, lembrou o nome do deputado distrital Hermeto, que destinou verbas para a cidade, e elogiou a atitude do governo local: “Agradeço pelo dia de hoje. Juntos, trabalhando em sintonia com o governo, estamos aprovando todos os projetos que foram encaminhados pelo Executivo. Vamos votar e aprovar outros ainda no início de agosto, porque visam facilitar e melhorar a vida das pessoas. Trabalhamos em harmonia pelo bem da população. Muitas obras ainda virão”.

Atualmente, o DF tem 25 mil alunos matriculados no ensino infantil da rede pública e 5 mil em creches conveniadas, sendo que muitos destes recebem o auxílio do Cartão Creche, um programa do GDF, lançado em 2021 que fornece um valor aos responsáveis para pagar a mensalidade das instituições. A capital tem o apoio de 17 Centro de Educação da Primeira Infância em obra e até o final do mandato de Ibaneis Rocha, em 2026, o governo pretende entregar 40 Cepis. Participaram da cerimônia secretários de Estado, parlamentares, profissionais da educação, procuradores e presidentes de empresas.

Mais educação

Ainda neste mês, foi assinada a ordem de serviço para a construção da primeira creche pública do Recanto das Emas, na quadra 510. A região vai ganhar ainda outras três unidades, nas quadras 109, 112 e 805, para complementar o atendimento aos 27 mil alunos que fazem parte da regional de ensino do Recanto das Emas. Lá, a demanda por vagas nas creches é de cerca de 1,4 mil. Em maio, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Santa Maria receberam os seus projetos e as contratações começaram. Em Taguatinga, o Cepi ficará na QNJ 56, e as obras das demais localidades ainda não possuem o endereço firmado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado