Menu
Brasília

Com o fim do DFTrans, alunos reclamam do novo serviço

Com a volta às aulas, muitos estudantes enfrentam dificuldades com o passe livre

Agência UniCeub

09/09/2019 19h45

Atualizada 10/09/2019 16h02

Por Brenna Farias
Jornal de Brasília/Agência de Notícias UniCEUB

Depois da mudança de gestão do passe estudantil do DFTrans para a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o atendimento para os estudantes não teve alteração de procedimentos. As mudanças que foram implementadas são de caráter administrativo e não alteram para os usuários, que continuam acessando o site do DFTrans para acompanhar seu cadastro, segundo a secretaria. No entanto, estudantes ainda reclamam de atendimento difícil e demorado.

Com a volta às aulas, muitos enfrentam dificuldades com o passe livre estudantil. O prazo de vencimento do cartão e quantidade de acessos estão entre as principais reclamações. “Todo semestre é a mesma coisa, só depois de uma semana da volta às aulas que o cartão volta a funcionar. Vários amigos meus enfrentam o mesmo problema, a gente já sabe que na volta às aulas vai dar dor de cabeça”, afirmou Mateus Nascimento, 21 anos.

“As aulas voltaram no dia 5 de agosto. Tentei passar o cartão e apareceu vencido. Sem condições de ir ao DFTrans pessoalmente, tentei passar o cartão todos os dias e sempre aparecendo a mesma mensagem. Somente na sexta-feira (9) tive condições de ir pessoalmente. Saí de lá com a promessa que meu passe funcionaria na segunda (9)”, diz a estudante de psicologia, Valéria Araújo.

A universitária recorda que, na segunda-feira prometida, a mesma mensagem de cartão vencido apareceu. “Como vou para a faculdade à noite, já não dava mais tempo de ir ao DFTrans (até então). Fui na terça e, só após isso, finalmente consegui usar o meu cartão tranquilamente”. A estudante de psicologia ainda relata que não foi a primeira vez que enfrentou problemas com o passe. “Foram vários meses para fazer o cartão, só resolveu quando reclamei na ouvidoria do GDF”.

Quando procurado para esclarecimentos, a Secretaria de Mobilidade Urbana não respondeu nossas mensagens.

O passe estudantil é concedido aos alunos das escolas públicas e privadas de Brasília, conforme prevê a Lei nº 4.462, de 13 de janeiro de 2010. O serviço concede passagens 100% gratuitas, e atende cerca de 200 mil alunos, segundo o próprio DFTrans.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado