Menu
Brasília

Celina Leão visita o Ceasa e promete investimentos

A governadora em exercício elogiou a gestão que vem sendo feita pelos proprietários, e disse que o investimento será de R$ 2 milhões

Redação Jornal de Brasília

17/07/2023 12h10

Foto: Elisa Costa/Jornal de Brasília

Camila Bairros e Elisa Costa
[email protected]

Na manhã desta segunda-feira (17), Celina Leão, a governadora em exercício, visitou o Ceasa, onde ouviu os feirantes e também pessoas que estavam presentes no local, buscando entender as necessidades de quem passa por lá.

De acordo com Celina, a questão da energia já está resolvida, e o edital de licitação será anunciado no próximo dia 27. “O Ceasa ainda precisa de muitas coisas, mas iremos tomar todas as medidas para melhorar não só o ambiente de trabalho dos feirantes, como o de quem acessa o local”, disse ela.

O Ceasa é uma empresa de economia mista integrante do complexo administrativo do GDF que tem como objetivo incrementar a produtividade no setor de distribuição de produtos hortigranjeiros, empregando novas tecnologias nos processos de reunião, manipulação, comercialização e comunicação, beneficiando produtores, distribuidores e consumidores.

Dentre as funções básicas estão a redução dos custos de comercialização de produtos hortigranjeiros no atacado; melhorar as as condições de abastecimento, propiciando maior concorrência e preços mais justos; facilitar o escoamento da produção agrícola; e interagir com o Ministério da Agricultura e do Abastecimento na formação de normas de classificação e padronização de hortaliças e frutas.

A governadora em exercício elogiou a gestão que vem sendo feita pelos proprietários, e disse que o GDF também precisa apoiar, por isso, o investimento será de R$ 2 milhões, para que sejam dadas as melhores condições de trabalho aos produtores.

Isenção de IPTU

Durante a visita, a governadora em exercício Celina Leão deu destaque a um pedido dos trabalhadores da Ceasa: a isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O pedido será analisado pelo governador Ibaneis Rocha e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). De acordo com a deputada distrital Jaqueline Silva, a medida é um incentivo econômico: “Os produtores e empresários pediram para que a gente tentasse extinguir essa taxa e com isso eles teriam um valor a menos para ser gasto. Tenho certeza que todos os deputados vão estar conosco nessa empreitada”.

Saiba mais

  • No início do mês passado, começou o Programa de Aquisição de Alimentos por Termo de Adesão (PAA-TA) 2023, que poderá incrementar mais de 700 toneladas de frutas, verduras e legumes ao Banco de Alimentos de Brasília, que fica dentro da Ceasa. Através do banco e do programa Mesa Brasil Sesc, mais de 50 mil pessoas em situação de insegurança alimentar poderão ser atendidas.
  • Através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a Ceasa promove semanalmente o Mercado da Agricultura Familiar (MAF), que recebe famílias de todo o DF as quais atuam na plantação, colheita e comercialização de produtos orgânicos, agroindustriais, plantas ornamentais e agroecológicos. O mercado funciona aos sábados, das 5h às 12h, perto da portaria 2 da Ceasa.
  • Na Ceasa é possível encontrar diversos gêneros alimentícios, pratos prontos, salgados, pães, iguarias árabes, sushi, carnes, queijos, vinhos e cervejas artesanais, bem como produtos sem lactose, sem glúten, sem açúcar, temperos e café orgânico. Para quem é fã da jardinagem, também é possível adquirir flores, arranjos e artigos para jardim.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado