Menu
Brasília

CEB faz abertura das comportas do Lago Paranoá

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CEB comunicam

Willian Matos

15/02/2021 10h59

Atualizada 16/02/2021 2h53

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros (CBMDF) e a Companhia Energética de Brasília (CEB) informam que as comportas do Lago Paranoá serão abertas nesta segunda-feira (15). O reservatório de águas do lago alcançou a cota de 1000,60 metros durante a madrugada.

O CBMDF fará uma varredura e irá informar a população ribeirinha e usuários do Rio São Bartolomeu sobre a abertura. A abertura estava prevista para 14h mas foi adiantada para a manhã devido ao risco de chuva no período da tarde.

As comportas geralmente serão abertas para evitar alagamentos ao redor do Lago, tendo em vista a época de chuva que acomete o DF. “Os três primeiros meses de do ano são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica da CEB Geração sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da Barragem Paranoá”, explica o diretor-geral da CEB Geração, Eduardo Roriz.

“Essa ação é necessária para que os níveis da Barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas.”

O presidente da CEB, Edison Garcia, informa que é a primeira abertura de comportas após a renovação do sistema de notificação sonora da Barragem. “Todo o trabalho de preparação do sistema, desenvolvido pelas equipes da CEB Geração durante a pandemia, agora serão finalmente utilizados para alertar a população ribeirinha sobre a abertura de comportas.”

O alerta tem a finalidade de avisar a população para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio Paranoá. Deve-se circular, pescar e tomar banho às margens do rio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado