A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em parceria com a Neoenergia e a Administração Regional da Estrutural, deflagrou a Operação Cyprus, que resultou na prisão em flagrante de um casal acusado de furto de energia e receptação de cabos de cobre e fibra ótica. A ação ocorreu na última terça-feira (10), no Setor de Inflamáveis, região onde dois estabelecimentos comerciais, de propriedade dos suspeitos, estavam envolvidos nas irregularidades.
O casal, um homem de 39 anos e uma mulher de 50, administrava ferros-velhos que abrigavam ligações clandestinas de energia, alimentando ilegalmente seus próprios negócios, incluindo um supermercado. As investigações apontaram que a energia desviada colocava em risco a segurança da população, além de gerar prejuízos à comunidade local.
Durante a operação, a polícia apreendeu cabos de cobre e fibra ótica, subtraídos de empresas de telecomunicação e da concessionária de energia. As instalações elétricas precárias, identificadas nos estabelecimentos, aumentavam o risco de incêndios e choques elétricos.
A PCDF destacou que o furto de energia impacta diretamente na conta de todos os consumidores, pois o valor do consumo não registrado acaba sendo repassado para os demais usuários.