Menu
Brasília

Cartel dos combustíveis é denunciado por deputado distrital

Vigilante também salientou que o preço praticado no Distrito Federal é um dos mais altos do país

Redação Jornal de Brasília

23/02/2022 18h54

Foto: Agência Brasil/Divulgação

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) voltou a denunciar a existência de um suposto cartel dos combustíveis. Ele se manifestou diante de divulgação do presidente do sindicato dos postos combustíveis de que recorreria à Comissão de Ética da Câmara Legislativa para solicitar a cassação de seu mandato.

O parlamentar reiterou que trata do tema desde 2002 e destacou que, dois anos depois, uma CPI, proposta por ele, “derrubou o preço, provando que o cartel existia”. Passados os anos, segundo o distrital, mediante os valores cobrados, é demonstrado que a cartelização persiste.

“Postos que não fazem parte do grupo têm lucro de 20 centavos a cada litro de combustível vendido”, observou, citando um estabelecimento em Taguatinga. “Já os integrantes do cartel, lucram de 86 centavos a um real por litro”, completou.

Vigilante também salientou que o preço praticado no Distrito Federal é um dos mais altos do país, mesmo que o transporte do combustível seja realizado por oleoduto e gasoduto. “Aqui, paga-se mais alto do que no Acre, onde a gasolina chega em barcaças”, exemplificou.

*Com informações de Marco Túlio Alencar – Agência CLDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado