Menu
Brasília

Capacitação no Recanto das Emas analisa a violência

Arquivo Geral

30/04/2013 11h40

Médicos e enfermeiros da Coordenação de Saúde do Recanto das Emas participam de uma capacitação nesta terça-feira (30), no período da manhã e tarde, no auditório da Clínica da Família, na quadra 104. O objetivo do treinamento será sensibilizar os profissionais para o preenchimento correto das guias de notificação dos casos de pacientes de qualquer idade vítimas de violência.

 

A coleta e a inserção dos dados de forma apropriada nos formulários de atendimento fazem com que o mesmo ganhe em qualidade e em agilidade. O treinamento é promovido pelo Núcleo de Estudos e Programas para os acidentes e Violências da Secretaria de Saúde do DF e reunirá dez médicos e dez enfermeiros.

 

De acordo com a médica Poliana Garcia, coordenadora do Programa da Criança do Recanto das Emas, a sensibilização visa desenvolver um “olhar” diferenciado sobre as diversas situações que chegam diariamente ao serviço de saúde. “Muitas vezes, uma criança que não tem uma melhora em suas crises de asma, por exemplo, pode estar passando por uma situação de negligência que esteja pondo em risco a sua saúde”, observa.

 

Ainda segundo Poliana, quando se fala em violência, quase sempre se pensa em uma ação física, mas nem sempre isso é o que acontece: “uma criança que sempre repete de ano, não consegue concentrar-se nos estudos e não tem interesse em ir para a escola, pode estar sofrendo alguma forma de agressão, inclusive verbal e isso acaba por se refletir no seu desenvolvimento. É esse olhar, essa visão do problema como um todo, que iremos discutir durante esse encontro”, revela a médica.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado