A campanha Educação Vem do Berço, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), passou a receber doações de empresas públicas e privadas, além de escolas particulares, para transformar uniformes sem uso em roupinhas, mantas, bolsas e outros itens de enxoval para bebês em situação de vulnerabilidade social.
Entre os parceiros estão Correios, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Maqcampo John Deere e o Santuário do Imaculado Coração de Maria. A partir dos uniformes doados por essas instituições, já foram produzidas mais de 1,2 mil peças infantis destinadas aos enxovais entregues ao programa Nasce uma Estrela.
Os uniformes cedidos pelos Correios resultaram na produção de cerca de 500 peças infantis. Como o material era novo, o aproveitamento foi integral, permitindo também a confecção de trocadores. Os uniformes do ICMBio possibilitaram a produção de pelo menos 200 peças, enquanto a Maqcampo John Deere contribuiu com cerca de 400 itens e o Santuário do Imaculado Coração de Maria viabilizou aproximadamente 100 peças.
A produção ocorre nas oficinas de costura da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), onde homens e mulheres em cumprimento de pena descaracterizam os uniformes, cortam os tecidos e confeccionam novas peças infantis. Entre os itens produzidos estão pijamas, mantas, conjuntos, saias, meias, luvas e bolsas.
Desde o início da campanha, em maio de 2025, mais de 15 mil uniformes escolares foram arrecadados em mais de 10 escolas particulares do Distrito Federal. Todo o material é reaproveitado na produção dos enxovais distribuídos às participantes do programa Nasce uma Estrela, iniciativa da Sejus-DF voltada ao atendimento de gestantes e mães em situação de vulnerabilidade social.
O secretário de Justiça e Cidadania do DF, Jaime Santana, afirmou que a ampliação das parcerias fortalece o alcance social da campanha e mostra como diferentes setores podem contribuir com ações transformadoras. A diretora-executiva da Funap-DF, Deuselita Martins, destacou que o projeto vai além da produção dos enxovais e representa aprendizado, dignidade e reconstrução de caminhos.
Atualmente, cerca de 50 reeducandos e reeducandas participam da confecção dos enxovais e de outros projetos de costura coordenados pela Funap-DF na Penitenciária Feminina do DF (PFDF), no Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e na sede da fundação, no SIA.
Além da remissão de pena e da ocupação produtiva, o projeto oferece capacitação profissional e abre caminhos para a reinserção no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. O programa Nasce uma Estrela já beneficiou mais de 3 mil mulheres em todo o Distrito Federal, com entrega de enxovais, cursos, rodas de conversa, atendimentos psicossociais e orientações sobre cuidados com o bebê, aleitamento materno, planejamento familiar e fortalecimento de vínculos.
As escolas particulares interessadas em aderir à campanha Educação Vem do Berço podem entrar em contato com o programa Voluntariado em Ação, responsável pela articulação das parcerias e pela logística de arrecadação, pelo WhatsApp (61) 98314-052.
Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)