Menu
Brasília

Buriti ganha iluminação na cor azul em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Arquivo Geral

02/04/2018 20h43

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta segunda-feira (2), o Palácio do Buriti ficará iluminado de azul, cor-símbolo da campanha, de hoje (2) a sábado (7). O intuito da data é debater o tema e esclarecer dúvidas a respeito do transtorno de espectro autista (TEA), com o objetivo de evitar a discriminação.

No Distrito Federal, por meio dos centros de atenção psicossocial (CAPs), são feitos o acolhimento, o diagnóstico e o tratamento. Os CAPs dispõem de equipes multidisciplinares, com médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas e técnicos de enfermagem. As unidades que oferecem atendimento a autistas são:

  • CAPS I da Asa Norte
  • CAPS II de Brasília
  • CAPS III de Samambaia
  • CAPs I e II de Sobradinho
  • CAPs I e II de Taguatinga
  • CAPS II do Instituto de Saúde Mental
  • CAPS II do Paranoá
  • CAPs I do Recanto das Emas

Os Hospitais de Apoio de Brasília, Materno-Infantil de Brasília e da Criança de Brasília atendem autistas mediante encaminhamento. O Centro de Orientação Médico-Psicopedagógico (COMPP), o Adolescentro e os ambulatórios de saúde mental também oferecem atendimentos a pessoas com o transtorno de espectro autista. Além disso, o Instituto Hospital de Base, o Hospital São Vicente de Paulo e o Núcleo de Saúde Mental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão disponíveis para emergências.

Sobre o autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2008.

Os sintomas podem variam na intensidade de pessoa para pessoa. Entre eles estão: atraso para começar a falar, déficit de interação social, dificuldade para alterar hábitos alimentares, movimentos/comportamentos estereotipados (muitas vezes, os autistas gostam de ver os mesmos programas de TV, vestir as mesmas roupas e repetir o que as outras pessoas falam) e muito apego à rotina.

Fonte: Agência Brasília

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado