Menu
Brasília

Brasiliense não vê chuva há 100 dias

Inmet alerta para temperaturas críticas até sábado, com máxima de 34ºC e umidade por volta de 12%

Marcus Eduardo Pereira

11/09/2019 6h10

100 dias sem chuvas no DF foto : Vitor Mendonca data : 10/09/2019

Vítor Mendonça
[email protected]

Completam-se hoje cem dias sem chuva no Distrito Federal. A capital federal enfrenta mais uma temporada de calor abrasador e sofre com o clima seco. A previsão é que os tempos quentes devem permanecer em Brasília por pelo menos mais 10 dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima está prevista em 18ºC e a máxima em 31ºC, a umidade relativa do ar varia de 15% a 60%. Estamos em estado de alerta.

De acordo com o Inmet, o calor nos últimos dias é justificado também pela falta de nuvens nos céus da capital federal. A previsão é de que, até sábado, as temperaturas permaneçam críticas, com umidade variante na média dos 12% e temperaturas de 33ºC a 34ºC.

Há exatamente uma semana, na última quarta-feira (4), o DF registrou um recorde nos números meteorológicos: os 8% de umidade relativa do ar marcou o dia mais seco do século. Na mesma data também tivemos o dia mais quente deste ano.

Umidificador e água

A servidora pública Luzenir Campos, de 41 anos, costuma utilizar o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek para caminhar e ter um momento de lazer na semana. Para se proteger dos raios solares, carrega no ombro um guarda-sol e ela, que veio do Tocantins, habituar-se com o clima seco de Brasília foi um desafio, mas não houve outra opção.

“É bem típico daqui, mas a gente tem que se acostumar, né? Pra me proteger eu uso um umidificador no trabalho, em casa, sempre carrego um soro fisiológico de jato para o nariz na minha bolsa e deixo um também na mochila do meu filho. Uso igual água”, afirmou a servidora, que afirma manter a hidratação em dia.

Mesmo com tantas medidas cautelares, a saúde, no entanto, fica a desejar. Há cinco anos convive com um problema nasal e crê que foi gerado com o passar do tempo na cidade seca. “A rinite fica bastante atacada nessa época, mas a gente contorna com esses cuidados. Tenho certeza que foi gerada pela poeira e fuligem dos carros aqui da cidade”, lamenta.

Francisca Freitas Alcântara, 34 anos, é dona de casa e voltou a correr recentemente no Parque. “Eu costumava correr no tempo de maior umidade, e tinha dia que eu nem trazia garrafinha de água; aqui tem alguns bebedouros. Mas está tão seco que mantenho ela na minha mão, porque é impossível ficar muito tempo sem tomar água, se não eu acabo passando mal”, diz.

Corpo sente

Por conta do clima árido, o corpo começa a dar sinais de resistência ao contexto. “Minha cabeça dói muito, sinto minha pele muito seca, mesmo passando bastante hidratante […]. Tomo cuidados maiores que os que tomava na época da chuva”, afirma. “Esse período força a gente a se hidratar mais do que em outros e em todos os sentidos. Costumo redobrar a atenção com minha filha também.”

Francisco Canindé de Oliveira, de 56 anos, é motorista de aplicativo e adaptou sua rotina por conta da seca extrema no DF. De acordo com ele, os dias de serviço foram divididos em dois turnos: pela manhã e pela tarde, para preservar a saúde. “Nem o ar condicionado dá conta desse calor. Prefiro parar de rodar lá pelas 11h e ir para casa, tomar um banho e descansar, ao invés de rodar nesse clima”, afirma o homem.

“Desde quando comecei, há dois anos e meio, nunca precisei fazer isso não, estou fazendo esse mês porque realmente está muito quente”, reafirma o potiguar, que mora em Brasília desde 1979.

A única banca de revistas do Parque da Cidade, Banca do Parque, em frente ao estacionamento 10, faz o convite: “Aqui! Coco Gelado”. Sob o sol quente, João Carlos Caetano, 64 anos, gerente do estabelecimento, se vê satisfeito com a seca. Ao contrário do que outros pensam no clima quente, os próximos dez dias de calor não são mau negócio para o comerciante.

“As vendas nesses tempos de seca costumam aumentar de 30% a 60% os nossos lucros aqui na banca. Ao dia vendemos umas 150 unidades de coco, enquanto em dias não tão quentes vendemos uns 90. E ainda vendemos mais pelo preço mais barato que o da concorrência”, afirma.

O coco vende tão bem que, mesmo em dias em que revistas não são vendidas, o carro chefe da empresa segura as finanças. “É bom porque sempre pedem uma água de coco para se hidratar depois das corridas que fazem aqui no Parque”, comemora João.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado