Os bombeiros do Distrito Federal terão férias suspensas para combater as queimadas que acontecem no DF. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e a medida inclui militares que estão cedidos para a Força Nacional.
“Vamos reforçar a prevenção com bombeiros indo aos locais que costumam ter incêndio e não apenas trabalhar quando o fogo já surgiu. Todos os bombeiros terão as férias suspensas, os bombeiros que estão cedidos, inclusive para a Força Nacional voltarão”, disse Ibaneis.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), uma equipe com mais de 250 combatentes seguem trabalhando no Parque Nacional de Brasília, com o objetivo de extinguir as chamas ainda hoje. A equipe é composta por brigadistas do ICMBio, do IBRAM e da equipe do próprio Parque Nacional. Vale ressaltar que o parque está enfrentando o incêndio pelo segundo dia consecutivo.
Mais cedo, por volta das 14h30, os bombeiros também informaram que 32 chamados de incêndios florestais estão sendo atendidos, em diversas regiões do DF
Aulas suspensas e investigação
Por conta das queimadas, a parte norte de Brasília amanheceu coberta de fumaça. Com isso, as aulas foram suspensas em 16 escolas públicas, além do Campus Darcy Ribeiro, da UNB.
Importante ressaltar que a Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio. Mauro Pires, presidente da PF, afirmou que o fogo teve início intencional, ou seja, a causa do incêndio pode ter sido criminosa.
“Fica muito evidente que teve uma intencionalidade ao fazer esse incêndio. As unidades de conservação têm sido objeto de ação criminosa”, disse Pires.