A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), está com inscrições abertas para o projeto Oficina de Poesia para Crianças. O curso é voltado a meninos e meninas com idade entre seis a 10 anos, interessadas em aprender a escrever haikai – poesia que teve origem no Japão, formada por apenas três versos. A oficina é gratuita e a primeira turma começa na próxima segunda-feira (5).
Dividida em duas classes com 15 vagas cada, a oficina será ministrada no Espaço Infantil da BNB pela poetisa brasiliense Paula Ziegler e pelo violeiro Pedro Vaz, estudante de Música na Universidade de Brasília: as segundas, de 5 de outubro a 7 de dezembro, para crianças de seis a oito anos; e às quartas, de 7 de outubro a 9 de dezembro, para crianças de oito a dez anos.
O projeto BNB-UnB, “de incentivo à leitura, auto-expressão e alfabetização criativa”, atende uma linha de pesquisa de metodologias arte-tecnológicas, que propõe à criança fazer uso do acervo de livros e filmes educativos e dos computadores conectados à internet, disponíveis no Espaço Infantil da Biblioteca.
O público-alvo são alunos de escolas públicas e crianças com dificuldades de alfabetização e/ou aprendizagem. Os propositores do projeto da UnB Canto Haikai, acreditam que os aspectos lúdicos sensoriais da oficina podem ser uma ferramenta especial de estímulo a crianças com dificuldades de aprendizado ou com deficiências físicas ou mentais.
O Haikai, poesia clássica japonesa, era praticado na Idade Média japonesa entre os nobres, de forma coletiva (haikai-renga), uma espécie de canto improvisado em que todos os participantes atuavam. O objetivo era a celebração da vida e dos princípios da colaboração, modéstia, delicadeza e amizade. Bashô, discípulo zen-budista, monge-poeta, andarilho, revolucionou e popularizou o haikai. Os princípios que regem sua composição são a concisão, a simplicidade e a busca de harmonia. Para os orientais, o haikai é também uma prática capaz de aperfeiçoar a mente e o espírito, assim como as artes marciais e a arte floral ikebana.
Na oficina em questão, Paula Ziegler quer contribuir no processo de aprendizagem da criança, sensibilizando-a para a obra de arte por meio da leitura da linguagem poética. A proposta é de também proporcionar às crianças uma iniciação ao canto, daí a participação do violeiro Pedro Vaz, estudante de Música na Universidade de Brasília. De acordo com o projeto, os alunos deverão criar os poemas e depois digitá-los e gravá-los, criando assim um banco de escritos produzidos por eles.
Programe-se: Oficina de Haikai para Crianças – do projeto Canto Haikai, de Extensão do Instituto de Artes da UnB, em parceria com a BNB. Com Paula Ziegler e Pedro Vaz, no Espaço Infantil da Biblioteca Nacional de Brasília. Às 2ªs feiras, de 05/10 a 07/12, para crianças de seis a oito anos; e às 4ªs feiras, de 07/10 a 09/12, para crianças de oito a dez anos. Inscrições via infantil@bnb.df.gov.br, ou na BNB.