Trabalhadores do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) contarão, a partir desta quarta-feira (27), com atendimento médio de urgência mais rápido. Foi inaugurada no prédio da Administração Regional a primeira base de apoio para atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A unidade servirá como ponto de partida para os atendimentos solicitados por intermédio do número 192, principalmente acidentes com trabalhadores e demais frequentadores da cidade.
A unidade básica funcionará por 24 horas e a equipe é formada por dois técnicos de enfermagem e um condutor, que também é socorrista. Na administração ficará toda a estrutura necessária para a equipe. “Ampliar o serviço médico para a população do SIA é um passo enorme. Uma equipe totalmente treinada para serviço de urgência, emergência e atendimento clínico estará totalmente disponível”, garantiu o gerente de enfermagem do Samu, Marcos Machado.
Segundo o administrador do SIA, Edson Rosa circulam no local, todos os dias, um total de 86 mil trabalhadores. São 5,6 mil empresas situadas na região. De acordo com Rosa, a reivindicação para a instalação de uma unidade de saúde na região é antiga. “Pela primeira vez, em 50 anos, teremos um atendimento de saúde. Essa medida vai alcançar cerca de 300 mil pessoas que circulam na cidade. Antes, o trabalhador aguardava cerca de 20 minutos para receber o atendimento que vinha do Guará ou outra cidade próxima”, contou o administrador.
No total, o SAMU conta com 30 viaturas, seis de suporte avançado e 24 de suporte básico, além de 10 motolâncias. O serviço recebe cerca de 16 mil chamadas por mês, no telefone 192, em todo o Distrito Federal. Trabalham no Samu cerca de 600 profissionais, entre médicos, equipe de enfermagem e setor administrativo.
