Menu
Brasília

Autoridades participam do velório do padre Casemiro

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o ex-governador, Rodrigo Rollemberg, estiveram presentes na cerimônia

Willian Matos

23/09/2019 12h55

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Aline Rocha e Vítor Mendonça
[email protected]

Na manhã desta segunda-feira (23), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou da missa e velório do padre polonês Kazimerz Wojno, mais conhecido como Casemiro. Ele foi assassinado no sábado (21) nas instalações da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na 702 Norte.

Ibaneis Rocha declarou o pesar da perda do sacerdote. “É uma tragédia para toda a comunidade do DF e, principalmente, para a comunidade religiosa. “Que o padre Casemiro seja um exemplo na nossa cidade de dedicação, de trabalho, de amor aos fiéis. Para nós fica o sentimento de tristeza”, lamentou o governador.

O chefe do Executivo afirmou que tem trabalhado com o objetivo de recompor os quadros da forças de Segurança Pública. No início do mês, 83 peritos criminais tomaram posse em cerimônia no Palácio do Buriti. Na ocasião, o governador anunciou a autorização para o concurso de 1.800 agentes de polícia e também que, em janeiro de 2020, convocará 100 oficiais e 750 praças da Polícia Militar do DF para o curso de formação.

Ibaneis acredita que a insegurança nas redondezas tem sido a principal pauta no momento. “Já conversei com o secretário de Segurança Pública e teremos de reforçar a segurança não só nas igrejas, mas em todas as áreas. Tivemos uma queda nos índices, mas isso não está refletindo na sensação de segurança da população”.

Ibaneis prestou condolências aos presentes. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O governador decretou luto oficial. A publicação foi oficializada por meio do decreto nº 40.120 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O chefe do Executivo lembrou que é necessário trabalhar ainda mais, que se não pode afrouxar nessa situação. “Aproveito para desejar à família e a todos os párocos que estiveram aqui que rezem muito e que tenhamos paz. Que o padre Casemiro seja exemplo na cidade como dedicação, de trabalho, que construiu essa igreja, sempre acompanhou seus fiéis e para nós fica um sentimento de muita tristeza”, disse o chefe do Executivo.

Além de Ibaneis, o ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, também esteve presente da cerimônia. Rollemberg, que teve uma filha casada na paróquia do padre Casemiro, teve contato com o sacerdote. “É um sentimento de muita tristeza. Uma pessoa que dedicou sua vida a acolher os mais pobres, tentar reduzir o sofrimento das pessoas, e acaba sendo vítima de uma violência bárbara como essa. Uma pessoa que só fez o bem”, afirmou.

Rollemberg fez questão de estar presente na cerimônia do sacerdote Kazimerz Wojno. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Confira o pronunciamento de Ibaneis Rocha:

“Este é um momento de pesar para toda a família brasiliense, especialmente os paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde. O assassinato do padre Casemiro, um homem de paz, amado e admirado por todos, não só choca como nos leva a refletir sobre a sensação de insegurança que recai sobre todos nós. Expõe uma dura realidade que precisamos enfrentar com determinação.

Por mais preparada e equipada que esteja a polícia, por mais rigorosas que sejam as leis, a criminalidade violenta expõe sua face onde e quando menos esperamos. A violência deixou de ser um problema localizado, é um problema de todo o Brasil. Para enfrentá-lo, estou convencido que precisamos promover uma verdadeira revolução, uma mobilização geral com engajamento de todas as forças de bem de nossa sociedade e da polícia.

O combate à criminalidade deve ser encarado como prioridade, daí a necessidade de unirmos forças. A sociedade precisa de paz. Não iremos tolerar que o cidadão ou cidadã se torne refém de criminosos dentro de sua própria casa. Que Deus receba a sua alma, conforte os seus familiares e paroquianos e nos ilumine nesse esforço de garantir a tranquilidade da população”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado