Menu
Brasília

Autoridades de segurança preveem manifestações tranquilas no dia 7 de setembro

PMDF afirma que, na capital, não vai ocorrer o que ocorreu em São Paulo; Secretário de Segurança Pública diz que o órgão já está se preparando

Redação Jornal de Brasília

24/08/2021 12h20

Foto: Adriano Machado/Reuters

Willian Matos e Catarina Lima
[email protected]

Autoridades de segurança do Distrito Federal estão prevendo manifestações tranquilas no dia 7 de setembro, embora bolsonaristas ameacem invadir as dependências do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional.

O comandante da Polícia Militar (PMDF), coronel Márcio Vasconcelos, afirmou nesta terça-feira (24) que a corporação seguirá os “preceitos constitucionais”. “O que se passa na vida pessoal do policial é problema dele. Vamos agir e aplicar a lei para garantir a ordem. Aqui não há risco de ocorrer o que aconteceu em SP”, declarou Vasconcelos ao Jornal de Brasília.

A fala faz referência à polêmica ocorrida em São Paulo. O chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da Polícia Militar de São Paulo, coronel Aleksander Lacerda estava convocando pessoas para as manifestações e criticando autoridades. Após a polêmica, a PM-SP afastou Lacerda do cargo.

Também nesta terça (24), o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, e o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado Rafael Prudente (DEM), falaram sobre as manifestações. Danilo afirmou que a SSP-DF está se preparando para que tudo ocorra dentro da normalidade, como em outros atos.

“A Secretaria de Segurança Pública, com as forças de segurança já estão se preparando. Já tem alguns eventos que foram registrados junto a Secretaria, e nós estamos trabalhando junto com os movimentos pra que a gente possa acompanhar e garantir a segurança de todos aqueles que queiram se manifestar de forma pacífica aqui em Brasília, seja no dia sete de setembro, seja em outras manifestações”, declarou o secretário. Danilo confirmou que os atos poderão ocorrer na Esplanada dos Ministérios.

“A Esplanada foi feita para isso, é o palco das grandes manifestações das estações do país. É uma diretriz do nosso governador [Ibaneis Rocha] garantir que as pessoas possam se manifestar de forma pacífica”, disse. O secretário espera uma manifestação “pacífica e ordeira”.

O presidente da CLDF, Rafael Prudente, também espera calmaria. “Eu espero que aqui no Distrito Federal nós não tenhamos nenhum tipo de intercorrência. Nós temos as forças policiais muito integradas com todo o governo e com toda a população do Distrito Federal, e eles vão cumprir com a missão deles assim como cumpriram em todos os [atos de] sete de setembro”, declarou. Prudente minimizou possíveis posicionamentos de policiais e outras autoridades de segurança. “Acho que manifestações políticas ficam para outros setores da sociedade.”

Bolsonaro nos atos

O presidente Jair Bolsonaro registrou nesta segunda (23) que estará presente nos atos marcados para o dia 7 de setembro no Distrito Federal e em São Paulo. “Eu estou sendo convidado para este movimento. No dia 7, pretendo estar aqui em Brasília por volta das 10h, e por volta das 15h30 na Paulista”, disse Bolsonaro, em entrevista à Rádio Regional do Vale do Ribeira, alegando que está sendo convidado e não organizando os atos.

Bolsonaro afirmou que quer participar das manifestações para mostrar ao Brasil e ao mundo que o povo quer “liberdade de expressão”. “Quero que seja mostrada uma fotografia para o Brasil e para o mundo que o povo está apontado para uma direção O que o povo quer? Liberdade de expressão e poder votar em quem quiser”, declarou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado