Menu
Brasília

Arniqueira é a mais nova região administrativa

Regulamentação do antigo setor de chácaras vai beneficiar cerca de 45 mil pessoas. Ainda de acordo com a norma, Águas Claras, prestará todo apoio necessário

Lindauro Gomes

03/10/2019 6h50

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Camilla Germano
[email protected]

Na tarde de terça-feira (1º) o Governo do Distrito Federal sancionou o Projeto de Lei nº 594/2019 que cria legalmente a Região Administrativa (RA) de Arniqueira. A regularização da 33ª cidade da capital irá beneficiar cerca de 45 mil pessoas.

A nova região administrativa abrange uma área de 1,3 mil hectares e envolve os bairros Areal, Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e as QS 6, 7, 8, 9 e 10. Ainda de acordo com a norma, Águas Claras, cidade vizinha, prestará todo o apoio necessário, além do remanejamento de servidores para trabalharem na recém-criada sede administrativa.

A área era inicialmente um setor de chácaras que cresceu desordenadamente ao longo dos anos 1990. Foi só em 2002 que a região foi reconhecida, por meio da Lei Complementar nº 785, como setor habitacional.

Dados mais recentes da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) apontam que cerca de 83% das residências na região, a maioria localizada em condomínios, não se encontram em situação regular. Na região, atualmente existe apenas a Escola Classe Arniqueira, que não atende à demanda de estudantes. A mesma pesquisa da Codeplan relata que quase 80% dos jovens entre 6 e 17 anos estudam em Taguatinga, Águas Claras e no Plano Piloto.

Para ajudar na demanda de segurança o 17º Batalhão da Polícia Militar faz rondas diariamente na região. Além disso, há operações integradas, com reforço de policiamento de acordo com dados de mancha criminal da área, que é mapeada pela Secretaria de Segurança do DF (SSP/DF).
Vantagens

A regularização será favorável para os setores de saúde e segurança. Para conseguir esses serviços a população da região recorre, normalmente, à Unidade de Saúde Básica (UBS) nº 5, em Taguatinga Sul e na 21ª Delegacia de Polícia, localizada no Pistão Sul, também em Taguatinga. Para Ney Robsthon, administrador de Águas Claras, existe uma série de vantagens para os moradores.

“Com a criação da RA, todos esses serviços que chegam às outras comunidades também serão colocados aqui na região, que é bem precária”, avalia.

Carolina Morais, 21, é moradora do Arniqueira e acredita que a regulamentação seria muito positiva para o problema com asfaltos na região. “Na minha rua, principalmente na época da chuva, fica bem crítica a situação. E como é uma região com muitos morros, o asfalto desce todo para as regiões mais baixas próximas ao Park Way e fica praticamente impossível andar ali.” Além disso, ela pondera que a regularização pode ajudar com o problema de queda de energia.

“Eu acredito e espero que com a instituição da RA essa situação melhore. Essa situação de queda de energia é constante para a gente”, comenta.

Em agosto, o GDF já tinha aprovado a criação das cidades de Sol Nascente e Pôr do Sol. A criação e regularização dessas regiões garante, a longo prazo, uma maior qualidade de vida para os habitantes e pode tornar os serviços básicos de atendimento mais rápidos e eficientes.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado