Menu
Brasília

Após greve, ônibus voltam a circular nesta terça (4)

Coletivos ficaram sem circular durante toda a segunda-feira (3)

Willian Matos

04/05/2021 7h13

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Após os rodoviários promoverem uma paralisação de 24 horas na segunda-feira (3), os ônibus do Distrito Federal voltaram às ruas nesta terça (4). 100% da frota está rodando.

Com isso, as vias exclusivas para ônibus, que foram liberadas durante a greve, devem voltar a ficar restritas aos coletivos.

A greve ocorreu porque os rodoviários pedem inclusão no plano de vacinação contra a covid-19. A Justiça havia dado à categoria o direito de paralisação, desde que 60% dos ônibus rodassem em horários de pico. Os funcionários decidiram não acatar a decisão e seguir com a greve total.

Na semana passada, uma reunião entre a categoria e a Secretaria de Saúde para tratar da vacinação terminou sem acordo.

A direção do sindicato que representa a categoria (Sittrater-DF) afirmou que, por enquanto, não há nenhum novo ato programado, mas que haverá discussão sobre os próximos passos a partir de hoje. Uma futura paralisação dependerá da posição do Governo do Distrito Federal (GDF), afirma o órgão.

O Sittrater-DF justifica que a paralisação se deu porque “o GDF mudou promessa feita à categoria que a incluía no calendário de vacinação prioritariamente”. “Após este anúncio, o GDF alterou o discurso e passou a informar que somente após vacinar as forças de segurança e professores, os trabalhadores do transporte entrariam na fila. Ocorre que, com a falta de vacinas, isso só viria a ocorrer dentro de longo prazo.”

“A direção do sindicato entende que a categoria tem grau muito elevado de exposição e auto índice de contaminação, e por esta razão, tentou modificar o entendimento do GDF, mas sem sucesso.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado