Danielle Cambraia, do Clicabrasília
danielle.cambraia@clicabrasilia.com.br
No ínicio do segundo semestre de 2010, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberam livros didáticos para acompanhar as aulas. Porém, professores e alunos têm reclamado sobre os erros de conteúdo nas apostilas. Segundo um professor que preferiu não se identificar, as fórmulas da disciplina de física, por exemplo, estão erradas. “Nós temos que corrigir com os alunos durante a aula. Isso demanda um pouco de mais de tempo e os impede de estudar em casa, já que não sabem se o conteúdo está correto ou não”, conta o professor.
Além de erros de Física, foram identificadas erros no conteúdo de Biologia. Cerca de 30 mil livros destas matérias serão mandados de volta para a editora Base Editorial Limitada, de Curitiba, responsável pela impressão do material e que vai arcar com todas as despesas. Mas as reclamações dos professores não são só em relação ao conteúdo contido no material. Existem também de erros de português e digitação.

Segundo o docente do EJA, houve uma reunião com os professores, autores e o coordenador do projeto, Edilson Rodrigues, no dia 26 de outubro. No encontro, ficou decidido que alguns livros seriam reeditados e outros reescritos, caso das disciplinas de Biologia e Física. Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF), houve uma rejeição desses dois livros e eles não serão mais utilizados pelos alunos.
Ainda de acordo SE-DF, os livros já foram recolhidos. Mas o professor afirma que eles ainda estão sendo usados em sala de aula. A editora tem o compromisso de devolvê-los corrigidos até o início do próximo semestre. Enquanto isso, ou os alunos vão ficar sem os livros ou vão continuar estudando com o conteúdo errado.
Segundo nota oficial da Secretaria de Educação, em fevereiro, o Governo do Distrito Federal comprou 1.103.310 de exemplares que totalizou um investimento de R$ 18,2 milhões.
Confira a nota oficial da Secretaria de Educação do Distrito Federal:
A Secretaria de Educação do Distrito Federal recolherá cerca de 30 mil livros de Física e Biologia que foram comprados no início deste ano, especificamente, para estudantes da Educação de Jovens e Adultos — EJA. Depois de passarem por uma avaliação de um grupo de professores da rede pública, especialistas em cada um dos componentes curriculares, os livros serão devolvidos para editora para serem revistos, atualizados ou reeditados.
Este ano foi a primeira vez que a EJA teve uma coleção de livros específica para atender a seus alunos. Em fevereiro, foram comprados, via pregão eletrônico realizado pela Central de Compras do GDF (no 009/2010 SEPLAG/SUPRI/CELIC), 1.103.310 exemplares, incluindo livros textos para professores e cadernos de atividades para estudantes, totalizando um investimento de R$ 18,2 milhões.
A coleção contemplou todos os componentes curriculares do 2º e 3º segmentos (língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, inglês, arte, literatura, física, química, biologia, sociologia e filosofia). Para os estudantes do 1º segmento, foi entregue um livro texto sobre Brasília (Livro Regional – Brasília Marco Capital).
“Após a chegada do material didático e distribuição nas escolas, iniciamos um processo de avaliação dos livros, por meio de encontros técnicos ao logo de todo o mês de setembro. Trouxemos, inclusive, os autores dos livros didáticos para debaterem com nossos professores sobre as avaliações feitas e a própria editora concordou com o recolhimento”, afirmou o diretor da EJA, Edilson Rodrigues.
A adoção dos livros faz parte de uma série de ações articuladas que a SEDF tem desenvolvido para incentivar a formação de novas turmas desta modalidade de ensino e combater a evasão que supera a marca de 30% entre os que se matriculam a cada semestre. “Como essa é uma iniciativa inédita em EJA, por isso, este material didático está em processo permanente de construção. Optamos pelo recolhimento para garantir a qualidade do ensino que prestamos a essa modalidade de ensino”, ressaltou o diretor.
De acordo com a avaliação dos professores, os livros de Física apresentaram uma organização muito diferente do proposto nas Orientações Curriculares da EJA do Distrito Federal, e conceitos divergentes dos ministrados pelos educadores no DF. A editora se comprometeu a produzir uma nova coleção e encaminhar para a SEDF, sem qualquer ônus.
Os livros de Biologia também apresentaram problemas que vão de erros de digitação, diagramação, a conceitos tidos como desatualizados pelos professores da rede. Foi solicitado que a editora faça uma nova edição, revista e atualizada.
Todos livros teriam que ser devolvidos ao final deste semestre para serem reutilizados nos períodos posteriores. Cada aluno assinou um “termo de responsabilidade de utilização de bem público”. Já os cadernos de atividades, considerados itens consumíveis, ficariam de posse dos estudantes. “Os livros serão repostos para o início do próximo semestre, assim como todos os cadernos. O material é um facilitador aos estudos dos educando da EJA”, afirmou Edimilson.