Em mobilização pelo Dia Mundial de Eliminação do Câncer de Colo de Útero, celebrado em 17 de novembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Salão Nobre da Câmara dos Deputados recebeu, na quarta-feira (19), estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 106, do Recanto das Emas, para um ato solene com autoridades das secretarias de Educação (SEEDF) e Saúde (SES-DF) e do grupo Mulheres do Brasil, para debater a importância da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano).
Para a diretora de Atendimento e Apoio à Política do Estudante da SEEDF, Larise Cavalcante, da Subsecretaria de Apoio às Políticas Educacionais (Suape), a parceria entre as pastas foi essencial para promover uma campanha efetiva de vacinação contra doenças que acometem jovens de 10 a 19 anos. “O evento faz parte do Programa Saúde na Escola, que trata da imunização dos estudantes para diferentes doenças, além do HPV. O grupo Mulheres do Brasil entrou em contato conosco para reforçar a adesão às vacinas e sensibilizar alunos, famílias e professores”, explicou.
Larise destacou também a importância da iniciativa por dar protagonismo aos estudantes em decisões sobre sua própria saúde, além de fornecer informações confiáveis e baseadas em evidências científicas.
O ato solene deu continuidade às campanhas Outubrinho Rosa e Novembrinho Azul, que promovem conscientização sobre os impactos do HPV na saúde de meninas e meninos, enfatizando a vacinação como ferramenta essencial de proteção, com debates realizados nas escolas do Recanto das Emas. A coordenadora regional de ensino, Mariana Ayres, afirmou estar honrada por sua rede ter sido a primeira a receber a campanha: “Ficamos muito felizes em contribuir com essa parceria entre educação e saúde”.
Além da palestra, que incluiu espaço para esclarecimento de dúvidas sobre o vírus, os alunos do CEF 106 que ainda não haviam se vacinado contra o HPV puderam receber a imunização no próprio evento. A estudante do 9º ano, Emily Yasmin, 14 anos, compartilhou seu entusiasmo: “Fiquei contente de poder tomar essa vacina, que é tão importante para a minha geração e para a proteção de mais pessoas”.
Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)