Menu
Brasília

“Alguém vai ter que ceder”, diz senador sobre FCDF e o Arcabouço Fiscal

Segundo Ibaneis, o Fundo é a forma que a capital tem de garantir a segurança e os serviços básicos para todos

Camila Bairros

30/05/2023 12h06

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Na manhã desta terça-feira (30), o senador Izalci Lucas participou de uma reunião com o governador Ibaneis Rocha e também Omar Aziz, relator do Arcabouço Fiscal no Senado. O objetivo do encontro foi buscar alternativas para mudanças no texto para que não haja mudanças no Fundo Constitucional do DF (FCDF).

“Estamos trabalhando uma forma de retirar do texto, o encaminhamento é bom, temos vários senadores defendendo. É preciso discutir a questão do Fundo, mas não nessa emenda provisória”, disse Izalci.

Além disso, o senador afirmou que o trabalho está sendo feito para que o documento não volte para a Câmara alterado. “Prefiro que a gente aposte no Senado e resolva de uma vez por todas, aqui ou até mesmo com um veto do presidente Lula”, completou.

Ao ser questionado como resolver essa questão, Izalci elogiou Omar Aziz, escolhido como relator da Casa, e disse que ele tem credibilidade e vontade de negociar, mas que ‘se não for possível, existem outras alternativas’, e que todos os esforços serão feitos.

Na quinta-feira (1), haverá outra reunião para tratar sobre o assunto, dessa vez, com Haddad, ministro da Fazenda. Para finalizar, Izalci disse que conta também com a necessidade de se agilizar a votação do Arcabouço, e que para isso, ‘alguém terá que ceder alguma coisa’.

Já Ibaneis não falou na hora, mas depois deu seu parecer sobre o assunto. “Essa foi a primeira de muitas reuniões que pretendemos ter. Estou ligando para todos os senadores, todos os líderes, para mostrar a necessidade real de se preservar o Fundo Constitucional como ele é hoje. Já tenho inclusive uma audiência marcada ainda para esta semana com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco. É um trabalho que envolve toda a classe política do DF. Brasília é a capital de todos os brasileiros, abriga as maiores autoridades federais e internacionais lotadas em nosso país. O Fundo é a forma que a capital tem de garantir a segurança e os serviços básicos para todos”, disse ele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado