Menu
Brasília

Adolescentes com deficiências têm que ter prioridade na vacinação, opina Ibaneis

DF vai vacinar pessoas com 12 anos ou mais assim que for concluída a vacinação de maiores de idade

Redação Jornal de Brasília

29/07/2021 11h02

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Willian Matos e Vítor Mendonça
[email protected]

O governador Ibaneis Rocha falou nesta quinta-feira (29) sobre a vacinação de adolescentes contra a covid-19 no Distrito Federal. Na opinião de Ibaneis, os menores de idade que possuem comorbidades têm de ter prioridade na imunização.

Ontem, Ibaneis já havia confirmado ao Jornal de Brasília que o DF deve vacinar jovens com 12 anos ou mais na primeira quinzena de setembro, após conclusão da vacinação de adultos. Hoje, o governador falou que aguarda orientação do Ministério da Saúde para definir como será a imunização dos menores de idade.

“Nós vamos ver como vem a orientação: se primeiro [pessoas com] comorbidades e deficientes ou se a gente vai vacinar todo mundo por idade, reduzindo até os 12 anos como já se disse pelo Ministério da Saúde. “Eles ainda não explicaram como é que vai ser a mobilização”, disse o governador.

“Eu acredito que, assim como foi feito com os mais velhos, primeiro [devem ser vacinados] aqueles que têm comorbidades e que têm maiores necessidades. Imaginem vocês a situação de um pai, de uma mãe que tem um filho com qualquer tipo de deficiência, que tem mais dificuldade de utilizar máscara, de se proteger. Então, eu penso que, racionalmente, essas pessoas deveriam ter preferência”, opinou.

35 anos ou mais

O GDF começa hoje a vacinar pessoas com 35 anos ou mais sem comorbidades. Assim como ocorreu com cidadãos de 37 anos ou mais, não será necessário agendamento. Basta ir a um dos postos de vacinação, levantar a camisa e receber a vacina. Gestantes e puérperas a partir dos 18 anos também poderão ser imunizadas.

A Secretaria de Saúde promove um novo mutirão de vacinação — desta vez com 61 pontos disponíveis. Veja a lista:

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado