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Brasília

Ação com serviços gratuitos para população em vulnerabilidade 

DPDF levou os serviços para a Biblioteca Nacional junto com entidades parceiras para atender a população

Amanda Karolyne

15/10/2025 20h51

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Iniciativa, voltada para o atendimento de homens em situação de vulnerabilidade, será realizada das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios | Foto: Divulgação/DPDF

Com foco em prestar serviços para a população, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou a 13ª edição da Quarta do Cidadão nesta quarta-feira. O evento, voltado para o atendimento de homens em situação de vulnerabilidade, acontece toda terceira quarta-feira do mês. A edição de outubro foi realizada na Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios. O órgão registrou 670 atendimentos à população na manhã desta última quarta-feira. A próxima edição vai ser realizada no dia 19 de novembro. 

Segundo Patrícia Albuquerque Tavares, defensora pública da DPDF, a Quarta do Cidadão é uma iniciativa que traz os serviços da Defensoria para mais perto do cidadão. “Nós temos atendimentos jurídicos, orientações relacionadas à pensão alimentícia e processos já em andamento, para quem quer agilizar novas ações também”, citou.

Na ação, também é possível fazer exame de DNA pela Defensoria. “E junto com os serviços da Defensoria Pública de assistência jurídica, o evento também conta com os parceiros da Defensoria, que trazem outros serviços sociais para atendimento da população”, comentou.

Foram oferecidos serviços como massagem, corte de cabelo e barba, além do atendimento de órgãos públicos como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Agência do Trabalhador, com vagas de emprego. “A intenção é que a pessoa venha ao evento e consiga resolver vários problemas de uma só vez — tanto as questões jurídicas como também todas essas questões sociais, com a ajuda dos parceiros”, afirmou.

Patrícia considera que é difícil para a população mais vulnerável se deslocar a diversos órgãos, por conta de dificuldades como horário de funcionamento e jornada de trabalho. “Então a gente pensou em trazer tudo junto para mais perto do cidadão.”

Os serviços são gratuitos, e, para ser atendido, basta apresentar um documento de identidade ou a certidão de nascimento. “Inclusive, no evento também tiramos a segunda via da identidade”, acrescentou. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) é uma das parceiras do projeto e realiza esse serviço.

DPDF perto do cidadão

O defensor público Matheus Monteiro destacou que o papel da Defensoria é sempre buscar levar atendimento para mais perto dos grupos mais vulneráveis. “Temos a parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), como o programa Mais Perto do Cidadão, que semanalmente está em todas as regiões administrativas”, citou.

Outros projetos da DPDF, como a Caravana de Animais e a Defensoria nas Escolas, também acontecem mensalmente. “Essas e outras iniciativas da DPDF estão no site da Defensoria. Tem todo um calendário de ações”, comentou. Ele ainda lembrou que, por meio do Disque Defensoria — 129 — as pessoas podem se informar sobre os serviços do órgão.

Cuidado e cidadania

O pedreiro Renato Vieira da Costa, 50 anos, aproveitou a ação da DPDF para dar um up no visual com um novo corte de cabelo. Ele compareceu ao evento acompanhado da esposa, que foi em busca de atendimento nos serviços de saúde. “Acho essa ação muito legal e importante. Essa é a terceira vez que venho”, disse. Renato contou que já conseguiu atendimento em diversos segmentos em todas as edições que participou. “Uma vez eu consegui o Cartão Prato Cheio, que é um programa social do GDF, e resolvi outras coisas”, afirmou. Para ele, a Quarta do Cidadão é um projeto muito prático.

A estudante Daniela Mesquita Oda, 36 anos, também esteve na Quarta do Cidadão, acompanhando o ex-marido, Cícero Reis. Enquanto ele cortava o cabelo, ela aproveitou para ser atendida no CRAS. Apesar da separação, os dois seguem se apoiando como família. “Essa é a segunda vez que comparecemos à ação, que é muito importante para a população em geral por ajudar as pessoas”, declarou. Para Daniela, os serviços de saúde e bem-estar oferecidos pela DPDF são essenciais, principalmente por representarem uma oportunidade de cuidado para homens como Cícero, o padrinho da filha dela.

Embora o evento fosse voltado ao público masculino, todos eram bem-vindos para receber atendimento. A cabeleireira Lúcia Beckmam, 62 anos, esteve presente — como sempre costuma fazer, já que não perde nenhum vento que tenha a presença da carreta da DPDF. “Eu estava no Dia da Mulher que teve na primeira segunda-feira do mês. Eu aproveito sempre. Antes da Quarta do Cidadão, eu estava em outra carreta social em Taguatinga”, contou. Na ação da Biblioteca Nacional, Lúcia foi resolver questões ligadas à pensão alimentícia, mas acabou aproveitando para colocar outras pendências em dia. “Ainda lanchei. Eu gosto desses eventos, porque resolvo as minhas coisas, faço exame, mamografia e posso fazer consulta”, citou.

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