Menu
Brasília

5G: DF inaugura laboratório de tecnologia

A tecnologia permite a conexão simultânea de aparelhos , sendo possível conectar até mil objetos em seu dispositivo móvel

Catarina Lima

24/07/2020 6h13

Biotic foto : divulgação

O Parque Tecnológico de Brasília(Biotic) será o primeiro do País a utilizar a tecnologia 5G em seu ambiente de teste. A partir de hoje a quinta geração da internet poderá ser explorada em várias experiências.

O público terá experiências como smartphones e com realidade virtual sob demanda. O laboratório de testes 5G será inaugurado às 10h30, por meio do canal da Biotic no YouTube. O laboratório 5G  é uma parceria da Biotic, subsidiária da Terracap, coma Huawei e a empresa de telefonia Vivo.

O local será aberto gratuitamente ao público, com agendamento sobre demanda, respeitando as restrições sanitárias impostas pelas autoridades de saúde, devido à pandemia do novo coronavírus . “O laboratório 5G no Biotic gerará um imenso valor ao ecossistema de inovação e ao empreendedorismo do Distrito Federal, uma vez que proporcionará experiências reais de como a rede 5G funcionará em sua totalidade quando o leilão ocorrer no Brasil”, explicou o presidente da Biotic, Gustavo Dias Henriques.

Henriques disse, ainda, que ambientes tecnológicos e inovadores como o laboratório 5G ampliam o estímulo ao desenvolvimento de soluções voltadas à Internet das Coisas e às Smart Cities, tornando Brasília uma cidade cada vez mais inteligente e inovadora. A velocidade de até 100 vezes maior que a 4G será uma das vantagens da internet  5G  no parque tecnológico do Biotic. Além do melhor desempenho dos equipamentos será possível realizar conexão com uma fábrica de distribuição e logística, utilizando a realidade virtual.

A tecnologia 5G também possibilitará uma experiência com tecnologia voltada para a indústria 4.0 e a IoT (Internet das Coisas), com a possibilidade de ver em tempo real todos os processos do centro, que incluem robôs para o envio automático de materiais para o armazenamento. A tecnologia 5G possui como características a baixa latência, grande largura de banda e conexão massiva e, portanto, aumento da eficiência operacional do armazém em até 50%.

O 5G permite a conexão simultânea de aparelhos , sendo possível conectar até mil objetos em seu dispositivo móvel. A principal característica do 5G é a menor latência – tempo de resposta para transferir dados na rede. No entanto, latência não é a mesma coisa que velocidade.

A taxa de transmissão é centenas de vezes maior que a atual,com picos de até 20 Gbpse uma latência (teórica) de até um milissegundo – atualmente, com 4G, a latência está perto de 80 milissegundos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado