Menu
Brasil

Webinar vai falar sobre micro e pequenas empresas no Brasil pós-covid

“Estamos em uma situação tipo um nó, criado pela pandemia, e é preciso se unir para evitar maiores problemas”, diz mediador e ministro do TCU, Augusto Nardes

Aline Rocha

26/05/2020 15h06

O papel de Pequenas e Microempresas na crise e no mundo pós-covid-19 é o tema da primeira webinar promovida pela Rede Governança Brasil nesta terça-feira (26), às 18h30. O evento “Governança: um desafio para Pequenas e Microempresas na crise e no pós-covid-19” será conduzido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e conta com o apoio do Sindilegis.

Para tratar sobre os obstáculos causados pela pandemia na economia e os impactos sofridos pelos pequenos e microempresários, os convidados da lives são o senador Jorginho Mello, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa; Carlos Melles, presidente do Sebrae; Glademir Aroldi, presidente da Confederação Nacional de Municípios; José Tarcísio da Silva, presidente da Confederação Nacional de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e Carlos Da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.

De acordo com o ministro Nardes, esses empresários “são fundamentais na questão de retomada do crescimento econômico, já que são cerca de 90% dos estabelecimentos e geram 50% dos empregos brasileiros. Sem uma política específica, esses pequenos negócios podem sucumbir”.

Serão tratados assuntos como a aplicabilidade da Pronampe (o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, como poderá se dar a recuperação do setor, as reformas necessárias nos próximos meses, o trabalho da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional e a dificuldade de aquisição de crédito por parte do pequeno empreendedor, que segundo pesquisa do Sebrae, 58% dos pequenos negócios já solicitaram.

“As nossas conquistas foram muitas nos últimos 20 anos, como criar o ecossistema para o microempreendedor florescer no Brasil e, com a pandemia, pode ir tudo por água abaixo. São eles que auxiliam na economia, como criar alternativas para essas pessoas? Precisamos criar alternativas para as áreas de habitação e prestação de serviços, na área de turismo, todas essa áreas são de muita relevância. Estamos em uma situação tipo um nó, criado pela pandemia, e é preciso se unir em defesa da política de emprego, para evitar maiores problemas”, afirma o ministro do TCU.

De acordo com ele, novas lives acerca do tema estão em pauta para acontecerem em breve, com o objetivo de auxiliar esses empresários. O webinar será transmitido, gratuitamente, pelo canal do YouTube da Rede Governança Brasil. Internautas poderão participar e enviar seus questionamentos durante a transmissão, por meio da área de comentários.

“Governança: Um desafio para Pequenas e Microempresas na crise e no pós Covid-19”.
Live da Rede Governança Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado