Menu
Brasil

Plásticos jogados no mar matam quase 30 tartarugas em 40 dias

Ao todo, 32 morreram. 88% ingeriram algum tipo de plástico jogado na água e ficaram asfixiadas

Willian Matos

16/07/2019 11h52

Foto: Felipe Brayner/Divulgação

Willian Matos
[email protected]

32 mortes em 40 dias. Entre os dias 2 de junho e 11 de julho, este foi o número de tartarugas marinhas mortas em Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, em Pernambuco. A OBG Onda Limpa para Gerações Futuras é responsável pela contagem.

O biológico Felipe Brayner é integrante da ONG e afirma que 88% das mortes se dá porque as tartarugas se asfixiam ao ingerir objetos plásticos jogados no mar pela população. “Por que não descartar o lixo? As pessoas precisam aprender a viver sem tomar o espaço dos bichos”, declara Brayner.

As tartarugas ingerem o plástico porque, na água, o objeto simula o mesmo movimento de uma água-viva, alimento preferido. As tartarugas verdes acabam sendo mais atingidas, pois ficam na parte costeira do mar.

O integrante da ONG sugere mudanças. “Poderiam ser feitas ações em escolas estaduais e municipais e em colônias de pescadores, para ensinar técnicas de colocação de redes. Mas eu acho que o trabalho mais importante é com as crianças, com as futuras gerações”, afirma, ao G1.

70 mortes na Bahia

Há semanas, o Jornal de Brasília noticiou a morte de mais de 70 tartarugas no primeiro semestre de 2019. Neste caso, 80% morreram por ficar presas em redes de pesca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado