Menu
Brasil

Operação da PF investiga fraudes em licitações em Sergipe

Empresas de Sergipe são investigadas. Licitações foram realizadas entre 2016 e 2019 por prefeituras de municípios do estado

Willian Matos

10/10/2019 8h05

Da redação
[email protected]

Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos em municípios de Sergipe pela Polícia Federal nesta quinta-feira (10). Sedes de empresas e residências de empresários, localizadas nos municípios de Aracaju e Itabaiana, são alvos dos agentes.

A operação, intitulada ‘Mosqueteiros’, foi deflagrada com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU/SE) para coletar provas em investigação que apura possíveis fraudes em licitações realizadas entre os anos de 2016 e 2019, por prefeituras de municípios sergipanos, envolvendo recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

As empresas investigadas celebraram contratos com nove municípios do estado de Sergipe. A PF identificou que um grupo de empresas concorreu em várias licitações atuando para que ao menos uma delas saísse vencedora. As empresas possuem sócios em comum e sócios com vínculos familiares; No fim das contas, elas são administradas pelo mesmo empresário.

As licitações envolvem diversos objetos: acessórios para enxoval, fardamento, fraudas descartáveis, materiais de limpeza, aparelhos de ar condicionado, equipamentos de informática, mobiliário em geral e produtos médicos. Muitos destes não se enquadram nos ramos de atividades das empresas investigadas.

Além das possíveis fraudes nas licitações, há indícios de que as empresas receberam pagamentos por produtos que não forneceram aos órgãos públicos.

A operação recebeu o nome “Mosqueteiros” em razão da união de três empresas para dar cobertura a uma quarta, a principal, nas licitações. Os investigados respondem pela prática da prática dos crimes de fraude a licitações, associação criminosa e peculato.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado