Menu
Brasil

Instituto lança plataforma de monitoramento a pandemia do Covid-19 para o público

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Marcus Eduardo Pereira

26/03/2020 18h55

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), acaba de lançar duas ferramentas que complementam os esforços do Governo Federal para ajudar o país no combate ao novo coronavírus.

A principal delas, é o “Visão Covid-19”, é uma plataforma desenvolvida em código aberto que reúne informações do Ministério da Sáude sobre a situação dos casos de COVID-19 no país. O sistema disponibiliza, por meio de um mapa interativo, as informações oficiais com uma visualização intuitiva e que pode ser acessada por qualquer cidadão, em qualquer parte do país com acesso a internet.

A plataforma online é atualizada diariamente e possui filtros específicos para acompanhar a evolução e o controle do vírus pelo país. O Visão Covid-19 disponibiliza, por exemplo, um indicador de faixa etária. Permitindo o acompanhamento da quantidade de idosos existentes por região e faz o cruzamento destes resultados com a quantidade de casos confirmados da doença.

“Nosso sistema permite a interação com outros tipos de dados oficiais, como por exemplo população por faixa etária, lista de hospitais de referência e possibilidade de aplicação de filtros geográficos. Além disso permite acesso a dados históricos diários”, afirma Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Ibict.

Em tempos de fake-news, esse é esforço do instituto para colocar a disposição da sociedade informações científicas confiáveis e organizadas. O mapa VISÃO COVID-19 vai ajudar a entender a dimensão do problema agora, que estamos no meio da crise, e também para as gerações futuras, para fins de estudo e pesquisa.

Para conhecer o Visão Covid-19, acesse: bit.ly/2xgGycu

Especialistas e pesquisas brasileiras

Ainda sobre a preocupação quanto onde encontrar informações confiáveis do assunto, o Ibict criou a plataforma digital “Rede de Especialistas e Pesquisas – Coronavírus” que também está disponível ao público de forma on-line e gratuita.

A ferramenta disponibiliza informações das pesquisas científicas publicadas sobre o assunto, até o momento, por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Para a apresentação dos resultados foram mapeadas as pesquisas científicas sobre os temas Coronavírus e COVID-19 no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr), um repositório de dados já consolidado e difundido pelo Ibict, e selecionados seus autores/pesquisadores.

“A plataforma possibilita a visualização e identificação dos especialistas de nossas instituições de ensino e pesquisa sobre o Coronavírus. Ao identificarmos esses especialistas, é possível apontar quais pesquisas foram realizadas, e as redes de colaboração estabelecidas entre esses pesquisadores”, explica Bianca Amaro, Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict. Conheça a plataforma de Especialistas e Pesquisas sobre o Coronavírus, acessando: bit.ly/2U8useJ

Com informações do Ibict

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado