Menu
Brasil

Helder Barbalho na mira da Polícia Federal

Operação investiga governo do Pará, acusado de usar da pandemia para comprar respiradores pulmonares sem serventia para a população

Willian Matos

10/06/2020 8h06

18/12/2017- Brasília – O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante entrevista coletiva sobre os alertas de desastres naturais que começam a chegar hoje (18) aos celulares da população dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal investiga uma suposta fraude por parte do governo do Pará na compra de respiradores pulmonares. A gestão de Helder Barbalho teria se aproveitado da pandemia do novo coronavírus para dispensar licitação e comprar equipamentos sem serventia à população.

Os respiradores custaram R$ 50,4 milhões aos cofres públicos do Estado do Pará. Metade do valor foi pago à empresa fornecedora de forma antecipada. Os equipamentos, no entanto, demoraram a chegar e, quando chegaram, viu-se que eles não servem para o tratamento da covid-19. A mercadoria foi devolvida.

Buscas

Para investigar a fraude, a PF deflagrou, nesta quarta-feira (10), a operação Para Bellum. Estão sendo cumpridos 23 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos Estados do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo. A determinação é do  Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As buscas foram realizadas no Palácio dos Despachos (sede do Governo do Pará), nas casas dos investigados, em empresas e nas Secretarias de Estado de Saúde, Fazenda e Casa Civil do Estado do Pará.

Se condenados, os suspeitos podem responder por fraude à licitação, falsidade documental e ideológica, corrupção ativa e passiva e prevaricação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado