Menu
Brasil

Governo suspende atualização do cadastro do Bolsa Família durante pagamento de auxílio emergencial

Medidas têm como objetivo impedir aglomerações durante pandemia do novo coronavírus

Redação Jornal de Brasília

18/05/2020 9h43

O governo federal suspendeu as atualizações cadastrais dos beneficiários do Bolsa Família durante todo o período de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. Também foi determinada a paralisação das aplicações de “ações de administração de benefícios”, como o bloqueio ou suspensão do pagamento. As medidas têm como objetivo impedir as aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus.

As medidas foram divulgadas por meio do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (18) e já estão em vigor.

A portaria editada pelo Ministério da Cidadania atualiza uma outra publicada em 20 de março que fixa medidas de gestão emergenciais do Bolsa Família e do Cadastro Único em meio à pandemia do coronavírus. De acordo com a pasta, a suspensão também serve para evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o governo federal, a operação do Bolsa Família e do Cadastro Único já estaria prejudicada pela suspensão das aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender aos infectados pela Covid-19, e pelo fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de outros postos de cadastramento.

Pelos calendários divulgados, a segunda parcela do auxílio deve ser paga por volta de junho. As datas de pagamento da terceira parcela ainda não foram informadas. O auxílio emergencial deve ser pago aos trabalhadores informais, desempregados, MEIs e contribuintes individuais do INSS, maiores de idade e que cumpram requisitos de renda média.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado