Menu
Brasil

Dois pingüins são resgatados no Rio

Arquivo Geral

28/06/2006 0h00

Manifestação promovida por diversos movimentos sociais contra a alta dos juros mobilizou cerca de 1.500 pessoas em frente ao Banco Central, for sale drug entre as 10h e o meio-dia de hoje (19). O número foi menor do que o previsto pelo presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sickness Artur Henrique da Silva Santos, que esperava de 3 mil a 5 mil pessoas.

A CUT e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) trouxeram gente de 15 estados, segundo informou Antonio Carlos Spis, da central de trabalhadores. Entretanto, a maior parte dos protestos por “menos juros e mais desenvolvimento”, como dizia a faixa da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), partiu de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), vindos de cidades-satélites de Brasília.

A manifestação foi pacífica, embora alguns estudantes tenham sujado a calçada e vidros do prédio com tinta verde e amarela, mas dispersaram-se rapidamente com a chegada de policiais que reforçaram a segurança habitual do Banco Central. Enquanto isso gritavam palavras de ordem como: “Abaixem os juros”, “Estudante quer estudar, mas Meirelles não quer deixar”, “Não queremos juros; queremos educação” e “Fora, Meirelles”.

Outras manifestações foram realizadas em frente às regionais do Banco Central nos estados, informou o presidente da CUT. Todas com o objetivo de protestar contra o aumento da taxa básica de juros (Selic). “Não podemos concordar que o único remédio para conter a inflação seja o aumento dos juros, porque isso cria menos desenvolvimento, menos crescimento econômico e menos consumo por parte da população”, disse Artur Henrique Santos, que não apresentou alternativas.

Ele criticou o empresariado, que majora preços, mesmo sem ter tido aumento de custos, apenas com base na expectativa de aumento da inflação futura. “O governo precisa atuar nesse sentido”, afirmou Santos, porque “já estão vendendo a plantação [de produtos agrícolas] de quatro a cinco anos no mercado futuro. É essa especulação que traz o aumento da inflação”.


 


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, buy desembargador Roberto Wider, viagra informou hoje (19) que o órgão vai abrir para consulta pública na internet uma lista com os nomes dos candidatos que respondem a processos na Justiça. Wider adiantou que o TRE/RJ vai rejeitar as candidaturas de pessoas que tenham fichas criminais comprometidas.

De acordo com o desembargador, clinic o candidato pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conquistar o direito de participar da disputa nas urnas, mas neste caso, segundo ele, o eleitor já terá sido alertado sobre a situação do candidato e caberá a ele decidir.

Para Wider a medida é fundamental para melhorar o padrão ético-político do país, e encontra respaldo no “clamor social”. “Todos nós estamos cansados de verificar desvios de conduta praticados por quem foi indicado para dirigir a sociedade. Temos que ter bom senso e criatividade para resolver esse problema que está aí e a sociedade está clamando”, afirmou.

O desembargador disse confiar no bom senso dos juízes eleitorais para avaliar se o crime a que o candidato responde judicialmente é suficiente para comprometer sua vida pública, como o de pessoas que tenham se envolvido em acidentes de trânsito, sem impacto sobre a candidatura, e acusados de desvio de verba pública, furto e até homicídio, casos que justificariam a inelegibilidade.

Lider reconheceu que não há lei específica que defina critérios objetivos para a impugnação. Ele no entanto defende que o Judiciário não pode se eximir dessa responsabilidade, e deve se basear no princípio da moralidade na administração pública, garantida pela Constituição Federal.

“Estamos lidando com valores diferentes. Todos aqueles que querem exercer uma atividade pública têm que demonstrar ter uma folha limpa, menos os senhores políticos? Até os ascensoristas do Congresso Nacional têm que comprovar uma ficha limpa para estar ali, mas todos aqueles que ele transporta não precisam. Alguma coisa está errada e alguma coisa precisa ser feita”, defendeu o presidente do TRE/RJ.

O presidente do Colégio dos Presidentes dos TREs e do TRE do Rio Grande do Norte, Claudio Santos, concorda com a atuação do Judiciário para tornar candidatos inelegíveis. Ele porém disse que é contrário à divulgação pelos órgãos eleitorais dos processos que correm contra os candidatos.

Segundo ele, esse papel cabe aos partidos e à sociedade civil, e se realizado pela Justiça Eleitoral, poderia configurar pré-julgamento. “Ao examinar a vida pregressa do candidato já vamos previamente, se tal lista seja divulgada, impedindo que uma pessoa seja candidata a um cargo eletivo”, defendeu.

Os presidentes de tribunais eleitorais participam, no Rio de Janeiro, do 41º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.

O evento, que vai até amanhã (20), discute a divulgação de listas com as fichas criminais dos candidatos para as eleições deste ano.


 

Dois pingüins, ampoule animais que costumam viver nas regiões mais geladas do planeta, foram encontrados em praias do Rio de Janeiro hoje pela manhã. Um deles foi localizado na praia de Icaraí, em Niterói e o outro estava na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio).

Ambos com aproximadamente dois anos de idade, chegaram às praias cariocas trazidos pelas correntes marítimas em busca dos apetitosos camarões da espécie krill. Os animais foram levados pelo Corpo de Bombeiros para o zoológico de Niterói.

O bichinho encontrado na Barra da Tijuca foi batizado com o nome de Sesquicentenário, em homenagem aos 150 anos da corporação, que serão lembrados no próximo domingo.

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado