Menu
Brasil

Ceará transfere 257 presos que comandam ataques criminosos

Ministério da Justiça oferece vagas no Sistema Penitenciário Federal para receber internos responsáveis por chefias ações

Redação Jornal de Brasília

25/09/2019 8h41

Da redação
[email protected]

O Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibilizou vagas no Sistema Penitenciário Federal para receber internos no Ceará responsáveis por chefiar as ações criminosas que vêm ocorrendo no estado desde a última sexta-feira (20). 257 presos foram transferidos como “forma preventiva e tática”, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP). 

O governador do estado, se pronunciou na tarde desta terça-feira (24) e afirmou que conversou com o ministério da Justiça, Sérgio Moro, para avaliar a possibilidade e a necessidade do reforço de tropas federais para auxiliar no combate aos ataques.

Foram registrados pelo menos 42 ataques no estado coordenados por facções contra presídios, transportes coletivos, caminhões, carros particulares e uma torre de telefonia, desde a sexta-feira (20). 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 31 pessoas foram capturadas até o momento, sendo 24 somente nesta terça-feira. Destas, sete são adolescentes. 

Por conta de ataques, Fortaleza tem frota de ônibus reduzida e paradas lotadas.

Os internos ligados ao grupo criminoso que vem comandando os ataques violentos no Ceará vão sair neste mês das unidades prisionais de Pacatuba, do Centro de Triagem e Observação Criminológica, que funciona no Complexo Penitenciário de Aquiraz. 

O gestor estadual, Camilo Santana, afirmou que mais de 30 pessoas já foram presas suspeitas das ações criminosas. Lideranças presas das ações serão transferidas para presídios federais, com vagas já autorizadas pelo departamento penitenciário nacional. 

Todos os policiais que estavam de férias ou em serviços administrativos foram convocados para as operações de rua, aumentando o policiamento na rua, ainda conforme o governador. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado