Menu
Vinhos e Vivências
Vinhos e Vivências

Vinhos vulcânicos: o que os tornam tão cobiçados e especiais?

Na coluna de hoje, explico a você por que o vinho vulcânico é tão singular. Também trago detalhes do wine bar da Costelaria Gaúcha

Cynthia Malacarne

05/05/2023 10h43

Foto: Caroline/Mistral/Divulgação

Vinhos elaborados com uvas cultivadas em solos vulcânicos têm sido objeto de desejo de muitos enófilos, sommeliers e críticos de vinhos.

É preciso ressaltar que cultivar uvas nas encostas de um vulcão, principalmente se for ativo, que ainda expele fogo, fumaça e lava, é o mais extremo que a viticultura poderia alcançar. Após superar todos esses desafios que a natureza impõe ao produtor, vem a recompensa: vinhos únicos, cheios de complexidade, aromas e sabores.

Os solos vulcânicos representam apenas 1% da superfície terrestre, mas contribuem de forma grandiosa em muitos vinhedos do mundo. Alguns lugares ganharam fama pelos seus vinhos de solo vulcânico, como Santorini (Grécia); Monte Etna, Sicília (Itália); Ilhas Canárias (Espanha) e Açores (Portugal).

Monte Etna, na Sicília (Itália). Foto: Matteo Badini/Pexels

O fato é que esses solos ajudam a conferir um caráter distinto ao vinho. A água escoa facilmente através do solo vulcânico — que também não costuma ser muito fértil e tem alto teor de minerais. O resultado tende a ser bagos menores, com maior acidez, produzindo vinhos tensos e saborosos, concentrados no sabor, mas raramente pesados ou densos.

O solo enriquecido com cinzas também é responsável pelos tintos e brancos defumados e terrosos nascidos à sombra do Monte Etna, na Sicília. Eles cativaram os amantes do vinho, ávidos para provar algo único.

Ilhas Canárias, Espanha. Foto: Marcin Jozwiak/Pexels

Além disso, a maioria dos locais vulcânicos é conhecida por preservar variedades de uva nativas (autóctones) que oferecem características diferentes das onipresentes variedades internacionais como Chardonnay e Cabernet Sauvignon. Outra vantagem é o fato de poucas coisas crescerem ou reproduzirem em ambientes tão inóspitos, assim evita-se a proliferação várias pragas e doenças da videira.

Foto: Caroline/Mistral/Divulgação

Estão presentes nos vinhos de solos vulcânicos, tanto tintos quanto brancos, aromas complexos, alta acidez, salinidade (aquela sensação salgadinha na boca), aromas terrosos, defumado e muito frescor. A porosidade desses solos armazena mais água, o que contribui para a frescura e exuberância dos vinhos.

Foto: Bruno Alexander/World Wine/Divulgação

Ficou curioso em provar estes vinhos? Você consegue encontrá-los em Brasília. O vinho Alta Mora Etna Bianco e Alta Mora Etna Rosso está em promoção neste mês na loja da World Wine, no ParkShopping, por R$ 189 a garrafa.

Também é possível encontrar o vinho IDDA Sicilia DOP na loja da Mistral, na 206 Sul. Preço a consultar.

Wine Bar da Costelaria Gaúcha é o novo hit de Brasília

Ao som da banda de jazz Duo Smart Jazz, conheci, ontem (4), o Wine Bar da Small Farm Costelaria Gaúcha, localizado no Setor de Clubes Sul. O lugar é super agradável e possui um teto removível, que nos permite contemplar as noites de céu estrelado e lua cheia.

A proposta desde bar de vinho é muito interessante, pois possui uma máquina que serve vinho fracionado, em 50 ml, 100 ml ou 150 ml, oferecendo ao cliente a possibilidade de provar cinco rótulos diferentes. Toda semana, a seleção de vinhos deste dispositivo é trocada, permitindo ao cliente voltar muitas vezes para provar novos vinhos.

Foto: Divulgação

Além disso, o local possui uma carta variada de vinhos com preços muito convidativos. Para acompanhar a bebida, a casa oferece um variado cardápio de petiscos como burrata, croquetes de costela, tábuas de queijos variados, tábua de frios, pastéis de costela e mandioca frita. Além, é claro, da famosa costela.

Foto: Divulgação

Toda quarta-feira é dia de Vinho e Jazz. O happy hour na Small Farm começa às 19h.

Serviço:
Costelaria Gaúcha Small Farm

Endereço: Setor de Clubes Sul, trecho 3, lote 6B
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sexta e sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 16h
Informações e reservas: (61) 98629-6002 | @costelaria_gaucha

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado