Menu
Verbalize
Verbalize

Tem uma apresentação a fazer? Capriche nos primeiros segundos

Você sabia que valorizar os primeiros segundos são cruciais para uma apresentação de sucesso?

Luana Tachiki

02/05/2023 17h48

Foto: Faxuels/Pexels

As pessoas, quando preparam suas apresentações, geralmente pensam em tudo: no conteúdo, nos tópicos, no tempo de fala, na ansiedade, no nervosismo… mas a maioria esquece dos primeiros segundos de suas performances, ponto-chave de suas exibições. Elas se apresentam e só engajam na temática depois de algum tempo. Até lá, sua plateia já perdeu o interesse.

Por isso, pense em caprichar logo no início para não correr o risco de ter um público disperso. Para Roberto Shinyashiki, em “Os segredos das Apresentações Poderosas”, os primeiros três minutos são cruciais para os espectadores definirem se vão ou não assistir à palestra até o fim. Já estudiosos de Ted Talks afirmam que esse tempo é de apenas sete segundos; e especialistas em redes sociais reduzem ainda mais esse tempo, para três segundos.

Independente de serem três minutos, sete ou três segundos, a recomendação aqui é sobre a importância de caprichar logo nos primeiros momentos de apresentação para despertar o interesse do público. Então, o que fazer para caprichar logo de cara?

Comumente, é praxe que as pessoas iniciem a performance com apresentação pessoal (nome, profissão, cargo, função, tempo de carreira) para depois falar da temática. Não que esteja errado, mas não chama atenção, porque não há novidade nesse tipo de apresentação. E a maioria está lá não para fazer amizade com o palestrante, mas para consumir o conteúdo da palestra. Por este motivo, o nome do preletor deverá vir posteriormente a uma chamada mais interessante.

E como chamar atenção antes de dizer o nome?

O ideal para impactar nos primeiros segundos é fazer uma pergunta de reflexão para introduzir a temática da apresentação ou iniciar com dados estatísticos — os números fazem o interlocutor trabalhar a imaginação, “viajar”.

Suponhamos que vamos apresentar uma palestra sobre os benefícios da ingestão de água. Logo de início, podemos fazer uma pergunta para a plateia:

— “Quanto de água você já bebeu hoje?”

Ou pode-se iniciar também com números, como, por exemplo:

— “Pesquisas afirmam que apenas dois em cada 10 brasileiros ingerem mais de quatro litros de água por dia, quantidade adequada para uma vida saudável”.

É possível ainda trazer a afirmação de algum especialista.

Só depois de algumas dessas alternativas é que se traz a apresentação pessoal. Esse seria o modelo mais adequado para uma apresentação de impacto, de acordo com especialistas em palestras bem-sucedidas.

Comece pelo porquê ou pelo o quê, mas não pelo quem, a menos que o quem não seja você mesmo, mas um especialista ou alguém famoso.

Reiterando, você pode começar com:

  1. Perguntas (mesmo que retóricas);
  2. Dados estatísticos;
  3. Frases de especialistas ou famosos;

Qualquer que seja a abordagem escolhida, ela precisa estar alinhada com a temática escolhida pelo preletor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado