Menu
À Mesa
À Mesa

Pedaço do paraíso no Cerrado brasiliense

Leonardo Resende

24/05/2021 11h17

É inegável: Luis Carlos e Gabriela Alcoforado criaram um pedaço do céu no cerrado brasileiro. A criatividade do casal em resgatar tudo que nos faz sentir conectados à história, natureza e à arte desaguou brilhantemente na Pousada Inácia. Um cantinho de muita ternura localizado em Alto Paraíso. 

Assim como o casal , o lugar respira requinte, arte e história. Com a pousada toda decorada com peças de antiquário, o local tem uma autenticidade ímpar. 

Com muita exclusividade, a coluna À Mesa foi convidada para conhecer essa região divina e o menu do restaurante L’Alcofa. 

Equipe talentosa

Integrando a equipe do L’Alcofa há um bom tempo, Marcelo trouxe toda a sua experiência com a cozinha internacional para fazer algo completamente diferente do habitual com o restaurante ao lado do chef Wesley Batista. 

O Menu 

Um vasto menu foi enviado para todos os convidados via QR Code, onde as predileções variam desde uma cozinha autoral e experimental. Há muito carinho e sofisticação nas escolhas de ingredientes, mas é perceptível que o maior insumo da equipe – principalmente de Gabriela – é a nostalgia. 

Entradas 

As entradas respeitaram todo o conceito criado pelos proprietários e pelas ideias dos chefs. Espertamente, Riella e Batista nos deram um vislumbre do que era possível criar. As opções eram muitas: desde ceviches até bruschettas de salmão defumado. 

Explosão de sabores 

Catarse total. Riella e Batista conseguiram criar um menu recheado de sabores incríveis. Valorizando os insumos do cerrado e adicionando-os às opções da cozinha contemporânea. Como, por exemplo, um ragu trufado com rabada (foto). Trufar um ragu uniu o regional com o internacional de maneira brilhante. 

Sobremesa

O quesito de regionalidade também foi levado para as sobremesas. Os chefs também refletiram isso com ingredientes do nosso cerrado, criando um sorvete de castanha de baru, banana empanada acompanhada de doce de leite e sorvete de creme, dentre outros sabores surreais. 

Fotos: César Rebouças

@leonard0resende

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado