Menu
Olhar Strano
Olhar Strano

Substituição: sai eleição, entra Copa do Mundo

Início da competição tira hegemonia da política nas redes sociais

Danilo Strano

21/11/2022 10h21

Foto: Adrian Dennis/AFP

Na última semana, as eleições mais disputadas da nossa República ainda ocupavam as principais manchetes dos principais jornais e lideravam como assunto mais comentado nas redes sociais. Mas agora tudo indica que um novo tema irá tomar o protagonismo nacional. A Copa do Mundo teve início neste domingo (20), e a atenção da população está mudando rapidamente para o evento esportivo.

A Copa é realizada tradicionalmente no meio do ano, e a mudança para o final o ano é algo inédito e excepcional. Como as eleições brasileiras são realizadas em outubro, normalmente se vivia o clima de Copa durante todo o primeiro semestre, para depois a população mudar a atenção para a corriad eleitoral. Com a mudança de datas em 2022, parece que o tempo de preparação para o mundial de futebol mudou. Ruas, casas e lojas estão correndo contra o relógio para se produzir para o grande evento do esporte mais amado em nosso país.

Segundo o Datafolha, metade da população brasileira está muito interessada em acompanhar notícias sobre a Copa. No Twitter, isso fica evidente. No último fim de semana, pela primeira vez em meses, as ações de Lula e Bolsonaro não lideraram como assuntos mais comentados. A chegada da seleção no Catar e a abertura do mundial tiveram maior alcance e destaque na rede social.

A Meta, maior conglomerado de redes sociais, realizou uma pesquisa com seus usuários. Foi constatado que 84% dos brasileiros pretendem assistir aos jogos do Brasil e os principais lances da competição. Esse número é superior aos 67% dos brazucas que declararam na última pesquisa Ipec, realizada antes do segundo turno, que afirmaram ter interesse elevado em acompanhar as eleições. Por mais que a política tenha se transformado em uma batalha de lados que defendem seus líderes de forma apaixonada, a Copa é uma grande paixão de longa data dos brasileiros.

Parece que finalmente o país terá um momento de tranquilidade na tensão política que protagonizou embates em toda sociedade. E isso ocorre não pelo arrefecimento dos ânimos, mas pela paixão do brasileiro por uma festa, a festa do futebol mundial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado