Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Sem bochechas

Marcelo Chaves

20/06/2016 18h30

A bichectomia vem se tornando febre entre pessoas que buscam um rosto fino e esbelto. O procedimento retira o acúmulo de gordura de dentro das bochechas e é largamente realizado por celebridades estrangeiras, atrizes de Hollywood, chegando recentemente ao Brasil. Na lista de famosas que já aderiram à técnica, estão Angelina Jolie, Kim Kardashian, Megan Fox e Jennifer Aniston. No Brasil, Glória Pires já fez. Confira o bate-papo com o cirurgião-plástico Sérgio Morum sobre o tema:

O cirurgião-plástico Dr. Sérgio Morum explica que a cirurgia é realizada para fins estéticos

Sérgio Morum explica que a cirurgia é realizada para fins estéticos

De maneira bem resumida: o que é a bichectomia? Como é realizado o procedimento?

É realizado um corte dentro da boca,  de um centímetro a um centímetro e meio, para retirar a Bola de Bichat, que é uma bolsa de gordura que se localiza entre dois músculos da mastigação. Apesar do resultado rápido, recomenda-se que retirem apenas 80% da bolsa, já que ela é responsável pelo trabalho de amortecimento de dois músculos da face responsáveis pela mastigação.

Quais são os critérios necessários para se fazer uma operação desse porte?

Normalmente, esse tipo de procedimento é procurado por pessoas que possuem uma bochecha mais avantajada. Ela não precisa ser uma pessoa obesa, já que a cirurgia possui fins estritamente estéticos. O cirurgião-plástico realiza uma avaliação do rosto do paciente, para conseguir identificar a exata localização da Bola de Bichat, já que essa bolsa de gordura não é localizada através de exames.

Quais os benefícios para quem realiza o procedimento?

As pessoas que procuram a clínica vêm em busca de um rosto mais fino, com uma aparência mais magra. Essa procura começou após o procedimento ficar famoso com as celebridades estrangeiras, como Angelina Jolie, Megan Fox e Kim Kardashian. No Brasil, a onda é recente, mas a atriz Glória Pires já realizou a cirurgia.

Como é o processo de recuperação da cirurgia?

Após o procedimento, é necessário que o paciente passe uma semana sem atividades físicas, e evitar estar sob incidência de luz solar. Ou seja, repouso, de fato. Para se alimentar, é preciso que seja feita uma dieta líquida gelada ou fria no primeiro dia, e no segundo dia, alimentos pastosos ou macios, como o arroz, frango, entre outros.

Ao fazer o procedimento uma vez, precisa se preocupar em realizá-lo novamente?

Não, uma única vez resolve, pois o corpo não volta a acumular gordura naquela região de maneira tão fácil. O que devemos ter cuidado é como o rosto, com o passar da idade, irá reagir, visto que é natural, ao longo dos anos, a face ir perdendo gordura. Por mais esse motivo, é recomendável que se deixe na face cerca de 20% da Bola de Bichat.

DR SERGIO MORUM_METAFISICOS_FOTO_RAYAN RIBEIRO_1192

Fotos de Rayan Ribeiro

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado