Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Pianista brasiliense lança álbum de sucesso

Marcelo Chaves

22/06/2016 19h02

O compositor e pianista Juliano Goulart lança seu segundo álbum na próxima segunda-feira, no Clube do Choro. Intitulada “Vias Tortas”, a obra é uma mistura de diversos ritmos musicais, como o jazz, música erudita e samba, e conta com a participação de outros músicos renomados. As faixas também serão disponibilizadas na internet. Confira um bate-papo com Juliano sobre o novo trabalho:

JULIANO GOULART 05/02/2016 foto: www.patrickgrosner.com

Você demorou dez anos para lançar o segundo álbum. Como foi o processo criativo para que ele ficasse pronto?

São músicas escritas de oito anos para cá, algumas mais recentes, outras mais velhas. Mas o tempo que levou em si não é tão importante e sim a linguagem que eu usei. A composição para mim sempre foi o principal, é minha paixão. De acordo com as canções que componho, vou levando. O álbum poderia ter sido feito antes, mas só rolou agora e o trabalho está bem mais maduro.

JULIANO GOULART 05/02/2016 foto: www.patrickgrosner.com

Por quê fazer um CD com vários estilos musicais ao invés de focar só em um?

Desde que me formei em Piano, nunca consegui fazer uma coisa só em detrimento de outras. Isso me faz trabalhar sempre variando as estéticas. Vou fazendo as músicas e depois as encaixo em algum estilo, apesar de ter muita influência de soul, jazz e MPB. Sempre gostei de muitos ritmos e ficava indeciso, então apostava na variação. Acredito que seja uma das qualidades do trabalho.

Qual a sua música favorita do álbum?

Particularmente, gosto de “Quebrado”, que é uma música instrumental de piano e violino. Mostra bem o diálogo do erudito com o popular, o que gosto muito. Acredito que “Primavera”, feita em parceira com a Laura Vieira, seja uma canção que vá agradar mais ao público. Tem uma cara de clube de esquina, com arranjos de jazz e melodia popular. Fala de amor e da primavera.

De onde surgiu a ideia de incorporar uma banda no álbum?

Inicialmente, pensei em fazer algo maior mas iria demandar muito tempo e verba que eu não tinha. Então, decidi fazer algo mais prático. Há muita coisa experimental nas canções, com participação da banda nos arranjos.

JULIANO GOULART 05/02/2016 foto: www.patrickgrosner.comQual a impressão que você espera deixar no público?

A princípio, eu tento fazer algo que me agrade e depois ao ouvinte. Depende da simpatia de quem vai ouvir. Acredito que quem tem uma cultura musical média irá curtir por causa dos elementos da cultura popular e até pela variedade de sons.  Gostaria que as pessoas se inspirem, tivessem alguns minutos de prazer e se divertissem. É interessante essa característica da arte de poder provocar.

O que inspirou o nome do álbum?

Quando eu componho, primeiro faço a música e depois a melodia. “Vias Tortas” tem uma letra meio existencialista, parecida com Fernando Pessoa. Ao mesmo tempo que tem coisas profundas, há brincadeira. Trabalho com sensações opostas que fazem parte da vida e são a minha cara. A ideia encaixou como uma luva na minha proposta e tem tudo a ver com minha trajetória musical. Está relacionado ao fato de eu querer acrescentar algo, inovar e não repetir fórmulas prontas que saturam o mercado. É um caminho de exploração artística e autoconhecimento.

Fotos de Patrick Grosner

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado