Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Hospital Placi abre em Brasília no Centro Integrado de Saúde Neo Life

Referência em cuidados de transição e com medicina de excelência, unidade de saúde está localizada no Lago Sul

Marcelo Chaves

13/03/2024 15h20

Primeira unidade do Placi, hospital de transição, será inaugurada amanhã, no Lago Su

  • O Placi, hospital de transição referência em reabilitação, readequação de cuidados e cuidados paliativos no Brasil, inaugura sua primeira unidade em Brasília, amanhã, dia 14 de março, no novo Centro Integrado de Saúde Neo Life, que será aberto no Lago Sul. Com um time interdisciplinar composto por médicos clínicos, geriatras, intensivistas, paliativistas apoiados por enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, o hospital contará com 225 colaboradores quando estiver com todos os 88 leitos em operação.

 

  • Atuando no Estado do Rio de Janeiro há dez anos, com três unidades e mais de 200 leitos, o modelo de transição é uma estratégia de cuidados entre o hospital geral de cuidados agudos e o modelo de atenção domiciliar. Destina-se a pacientes que requerem um período maior de recuperação para o retorno em segurança para casa. “É um modelo de hospital diferente em que o foco está no cuidado e atenção ao paciente e seu núcleo familiar, buscando recuperar ao máximo seu estado de saúde, utilizando-se de ambientes como ginásio de reabilitação, espaço ao ar livre, estímulo à mobilização, visita de amigos e animais de estimação”, informa Carlos Chiesa, diretor-presidente da Rede Placi.
  • A estrutura da unidade permite que mesmo pacientes ainda dependentes de respirador artificial ou hemodiálise possam tomar banho no chuveiro, caminhar com auxílio pelos corredores, enquanto se recuperam. O perfil de pacientes atendidos inclui quadros de reabilitação após acidentes vasculares cerebrais, recuperação após traumas extensos ou grandes cirurgias ou internações prolongadas em terapia intensiva.

 

  • Ao longo de sua história, o Hospital Placi já atendeu mais de 3 mil pacientes, dos quais 50% retornam para casa totalmente sem necessidade de cuidado domiciliar e 40% requerem algum programa de cuidado domiciliar como fisioterapia ou fonoaudiologia para dar continuidade ao programa de recuperação. “Somos um modelo totalmente integrado de gestão, com um sistema único informatizado, que garante a execução dos processos assistenciais. Essa aderência a processos e compromisso com resultados nos permitiu sermos a primeira unidade de transição da América Latina acreditada pela Joint Commission International, principal órgão de melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de saúde no mundo”, relata com orgulho Chiesa.

Fotos: Arquivo Pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado