Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Concurso da Melhor Fondue do Brasil reúne chefs em São Paulo

Swiss International Airlines vai levar o autor do melhor fondue para concorrer no Mundial de Fondue na Suíça, em novembro de 2023

Marcelo Chaves

22/05/2023 10h30

Debora Pereira, diretora da associação SerTãoBras; Pierre Hagmann, cônsul-geral da Suíça no Brasil; Clara Gaelwiler, vencedora do concurso; Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil e Stéphane Jauet, presidente do concurso

  • Oficialmente endossado pelo Turismo da Suíça no Brasil, em parceria com a associação SerTãoBras, o primeiro Concurso da Melhor Fondue do Brasil, na residência do Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo, reuniu nomes da gastronomia local. O concurso é uma etapa eliminatória que irá selecionar o candidato que vai representar o Brasil no Mundial da Fondue da Suíça.
  • Foram, no total, nove candidatos, entre profissionais e amadores – Carolina Nalin, Clara Gaehwiler, Cristian Bauer, Diogo Donizete, Heloísa Collins e Juliana, Jeferson da Matta, Raphael Soares e Raquel Chapchap, julgados pelos critérios estabelecidos pelo concurso suíço com foco na originalidade da receita. Várias iguarias saborosas foram preparadas na ocasião.
  • “Uma das regras é que todas as fondues devem ter 50% de Gruyère DOP, queijo que será oferecido pelo concurso aos candidatos. A outra metade é da escolha do candidato, e esperamos ver os bons queijos brasileiros em aliança com o rei dos queijos suíços, consagrando esse prato típico que é símbolo da nossa cultura” disse Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil.
Clara Gaelwiler, vencedora do concurso Melhor Fondue do Brasil
  • Os presidentes do concurso foram os suíços Stéphane Jayet e Philippe Chevrier, além da comissária geral Débora Pereira, jornalista da revista francesa Profession Fromager e diretora da associação SerTãoBras. O corpo de jurados convidado foi composto por brasileiros da Guilde des Fromages. O evento foi exclusivo para convidados do mundo da gastronomia e jornalistas.
  • O gruyère foi o queijo campeão do Mundial do Queijo do Brasil em São Paulo em setembro de 2022, em primeiro lugar na frente de 1.200 queijos e produtos lácteos do Brasil e outros países. A grande campeã, Clara Gaehwiler, é goiana, da cidade de Pirenópolis, perto do DF. A vencedora terá sua passagem para a Suíça custeada pela Swiss International Airlines.

Fotos: Arquivo Pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado