Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

A música solidária de Gabriel Piernes e muito mais na coluna. Confira!

Marcelo Chaves

03/07/2020 7h00

Ele é um craque no piano. Começou a tocar aos seis anos de idade. Aos oito anos, interpretou Beethoven no Teatro Municipal de São Paulo. Em Brasília, se apresentou pela primeira vez aos nove anos, no Teatro Nacional. Detalhes que fazem a diferença na vida do estudante brasiliense Gabriel Mattos Piernes, que aos 17 anos vem se tornando um grande talento levando o nome do Brasil mundo afora.

Sempre envolvido em projetos sociais, ele recebeu da ONU o título “ativista social”. E não foi por acaso. Gabriel na adolescência sempre encabeçou projetos sociais, usando as teclas do piano como agente de mudança social. Divertido e alegre promoveu inúmeras campanhas no Hospital da Criança de Brasília, na Casa de Apoio, e para movimentos indígenas, onde também desenvolveu várias ações.

Gabriel também encontrava tempo para sair com um teclado e tocar para moradores de rua, levando comida, roupas e medicamentos. As experiências nas ruas o fizeram se engajar em vários projetos sociais. “Penso que a música tem um grande poder de interação, e se torna extremamente relevante por despertar diferentes sensações. Muitos distribuem amor com palavras, eu prefiro usar a música”, diz ele.

Em 2018, Piernes recebeu o convite para abrir o show do Dia Mundial do Refugiado, onde aproveitou o convite para materializar a oportunidade de levar ao palco, vários artistas de projetos sociais, bailarinos e músicos. No ano passado, ele se apresentou no Conservatório de Música de Amsterdam, onde ganhou muitos aplausos. Hoje, Gabriel vive na Bélgica, onde continua com seu ativismo social.

Repúdio

A Associação Nacional da Advocacia Criminal – Anacrim, emitiu esta semana uma nota de repúdio por conta de reportagens que atacam a atuação do advogado brasiliense Paulo Emílio Catta Preta. O profissional está comandando a defesa de Fabrício Queiroz, preso no Rio por suspeita de corrupção.

Doação

Mais uma empresa solidária em Brasília. Encerrando o mês de junho, 1.000 cestas básicas foram doadas pela Brasal para sete instituições que atuam com comunidades carentes de Brasília. Entre as beneficiadas estão a Creche Tia Tatá (Estrutural), a Casa Azul (Samambaia) e o Nosso Lar (Núcleo Bandeirante).

Elétrico

Casal de empresários Márcio e Cláudia Salomão está aderindo ao uso do carro elétrico, o que já se tornou comum em países da Europa. Esta semana, eles estão fazendo test drive com o veículo. Cláudia postou no Instagram detalhes de como carregar o automóvel, sempre ao longo da noite, na garagem de casa.

Ajuda…

A Embaixada da China realizou ontem, juntamente com o governo brasileiro, uma cerimônia de entrega de doações de materiais médicos do governo chinês ao Brasil. Foram doados ao todo, 5 mil trajes de proteção, 15 mil máscaras cirúrgicas e uma grande quantidade de outros insumos médico-hospitalares.

…chinesa

O embaixador da China, Yang Wanming, afirmou no discurso que conforme as necessidades do lado brasileiro, a China providenciou com urgência o primeiro lote de doações. “Um segundo lote avaliado em mais de 1,5 milhão de reais já foi embarcado. Será destinado à região amazônica”, disse o diplomata.

Conquista

Uma conquista recente para os direitos das pessoas com deficiência no Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão, também conhecida como LBI, completou esta semana cinco anos. A lei assegura e promove – em condições de igualdade – o exercício dos direitos e liberdades fundamentais à pessoa com deficiência.

Fotos: Arquivo Pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado