Menu
Gastronomia

Restaurant Week 2023: quatro opções no estilo “bom, farto e barato”

A 28ª edição da Restaurant Week, que vai até 3 de setembro, dividiu os menus em categorias que vão de padrão a diamante. Como muitos bolsos ainda estão apertados, selecionei e testei quatro ótimas dicas para o festival, com pratos fartos e preços acessíveis

Lulu Peters

11/08/2023 12h24

Atualizada 14/08/2023 11h08

Foto: Lulu Peters

Antes de mais nada, vamos lembrar que o custo de vida continua bastante alto, então, quando falamos que algo é “bom e barato”, entendemos que não deixa de ser inacessível para muitos.

Por outro lado, insumos e fornecimento também têm pesado no sustento dos restaurantes, então, para esta coluna, apostei em casas com menu Plus+, que fica em R$ 68,90 para o almoço e R$ 78,90 para o jantar, o que é bastante razoável, principalmente, considerando a qualidade e a fartura dos menus que escolhi. “Caneta” na mão e vamos lá!

Fred Restaurante

Uma prova viva de que “clássico é clássico e vice-versa” e que “em time que está ganhando, não se mexe”. O Fred é um ícone de estabilidade na cidade, motivo pelo qual hordas de frequentadores têm a casa como referência para almoços e jantares de trabalho.

Foto: Lulu Peters

Mas, calma, nem só de picadinho de negócios vive o Fred. O menu da Restaurant Week é um dos mais fartos e saborosos, atualmente.

Foto: Lulu Peters

Sugiro ir de carpaccio de entrada, que tá bem mais apetitoso que a saladinha, confesso. Para os principais, as opções são: Misto Alemão, com lascas de joelho defumado (clássico alemão, eisbein), com com salsichões alemães fatiados acompanhados de um excelente chucrute com tempero especial da casa e batatas sauté, perfeito para amantes de culinária alemã. Filé a Diana, bem tradicional na casa, feito com filé mignon grelhado e flambado, servido ao molho roti com presunto, ervilhas, champignon e creme de leite e arroz regado ao próprio molho, tudo muito saboroso. E a Língua à Boêmia – que eu amei de paixão – preparada em finas fatias em molho roti com champignon, acompanhado de purê de batata e arroz branco, super bem temperada, macia na medida, enfim, impecável.

Foto: Lulu Peters

Agora, no menu do jantar (às vezes a casa libera no almoço, mas o preço é do jantar. Vale checar na hora com o garçom), a Truta à Moda da Alemã é um escândalo! O filé de Truta cozida e grelhada com molho de amêndoas, champignon e alcaparras, servida com batata sauté e creme de espinafre está um festival de texturas e sabores, com aquele toque alemão que me remeteu até ao saudoso Fritz. Pedida das mais indicadas, junto com a Língua.

De sobremesa, o brownie tá super cremoso, quase um fudge (bolo popular americano, de chocolate e cremoso). Uma visita com garantia de sucesso.

Serviço
CLS 405
@fredrestaurante

Authoral

Um dos meus restaurantes favoritos, sempre na minha lista de excelente custo/benefício, o Authoral é parada obrigatória na Restaurant Week.

A entrada de mini hambúrguer suíno, com provolone e muçarela derretidos no pão brioche com coleslaw de maionese de leite, alho e mostarda, acabou arrasando a saladinha de folhas frescas com cebola roxa, rabanete e tomate assado em redução de aceto balsâmico com manjericão, mesmo ela estando muito gostosa.

Foto: Lulu Peters

Para principais, acabei dispensando o arroz meloso de moela cozida com cerveja preta, couve-manteiga, pimenta-de-cheiro e ovo estalado, só porque tinha comido moela 2 vezes esta semana, e apostei no Curry verde tailandês de camarão com legumes, abacaxi e amendoim servido com arroz e farofa de coco tostado. À primeira vista, fiquei com medo do prato ser “fraco”, mas, de novo, quanto sabor e textura! Que combinação deliciosa, perfeita para fãs de comida asiática, apesar de não ter sentido o abacaxi com intensidade. Para paladares mais tradicionais, o Polpetone de frango à milanesa gratinado com queijo e molho de tomate, servido com penne ao molho quatro queijos, também é uma ótima pedida.

Foto: Lulu Peters

Para sobremesa, fomos de Banana assada com calda de doce de leite, crumble e sorvete de canela, que estava uma delícia, até porque a casa sempre serve um sorvete excelente. Quem não gostar, pode apostar no Copinho de frutas com chantilly de mel, amêndoas laminadas e casquinha de harumaki.

Serviço
CLS 302
@authoral

Tudo do Porco

Eu amo um lugar… afinal, o que o Tudo do Porco consegue fazer em 15m² dentro do Mané Mercado, com uma das propostas únicas lá dentro (acho que é o único especializado em carne de porco e com empório de embutidos), é de impressionar.

Uma cozinha simples, mais focada na execução do que naquela explicação sobre o conceito do prato, sabe? Tanto que oferece um menu com uma opção única de entrada, principal e sobremesa. É pegar ou largar, e vale pegar.

Com todo respeito à diversidade de gêneros e posicionamentos quanto a eles, o prato é tão farto que acho super indicado a homens famintos. O que é quase meu caso, já que consegui comer tudo.

Foto: Lulu Peters

A saladinha de alface americana, com presunto cru e aceto balsâmico estava tão simples e tão saborosa! Seguida do Prime Rib suíno, com arroz cremoso, farofa crocante e bacon, com a carne no ponto certinho, belíssima apresentação, e um caldinho que ajudou a manter a cremosidade do arroz. Para o meu paladar, valia uma pitada a mais de sal no arroz, o que pode ser feito à mesa. 

Foto: Lulu Peters

Para sobremesa, um pecaminoso brownie de bacon com caramelo e fechou um dos menus mais fartos que provei.

Foto: Lulu Peters

Serviço
Mané Mercado, ao lado do Estádio Nacional
@tudodoporco

Nonna Augusta

Queridinho do meu coração, sempre gostei das propostas do Nonna na Restaurant Week e, surpreendentemente, várias vezes fiquei no prato vegetariano, sempre mais interessante do que a maioria das outras propostas de outras casas.

Considerando que eles têm um centro de produção, é garantido que praticamente 100% do que se come lá seja feito artesanalmente, como as massas, os molhos e mesmo os pães.

Foto: Lulu Peters

As entradas foram acirradas, com mini mussarela de búfala, tomate confitado, pesto de manjericão acompanhado de torradas e o Arancini de ragu de carne, que estava impecavelmente cremoso e temperado. Escolher o principal também foi difícil, com Pappardelle ao ragu de linguiça caipira defumada e linguiça de pernil; Filé de pescada grelhada ao molho bechamel com banana-da-terra gratinada com parmesão, com arroz com legumes e batata chips da casa; Lasanha de bacalhau ao molho bechamel gratinada com parmesão; ou Duo de Ravióli de cogumelos frescos e funghi e de cebola caramelizada e queijo de cabra, salteado na manteiga com ervas, que é o prato vegetariano e estava belíssimo.

Acabei indo com um prato do jantar (o Nonna, via de regra, libera também, respeitando os preços), o Sorrentino, que é um Ravióli de ragu de ossobuco na massa de espinafre ao molho Pomodoro. Como a casa arrasa quando o quesito é ossobuco e outras carnes de panela, viu?!

Ainda são opções do jantar: Risoto de Pato confitado com tangerina; Risoto de Cordeiro com crisp de alho poró; e Filé com crosta de cogumelos frescos acompanhado de Gnocchi de batata ao molho de parmesão.

A casa ainda oferece sobremesas bem variadas, que são Sorvete de manga e maracujá (sem açúcar, sem lactose) com calda de laranja e finalizada com Waffer ( Vegano); Affogato, feito com café, sorvete de creme e licor de Amarula; Creme de cupuaçu com ganache de chocolate meio amargo; e Banoffee da Nonna, no copinho, com crosta de biscoito , creme de doce de leite e doce de banana com canela.

Ah, quem mostrar que segue o meu perfil no Instagram (@lulupeters_), ganha uma taça de espumante da vinícola Vaccaro, de welcome drink, viu?? Válido apenas durante o festival, para pedidos de almoço ou jantar do menu da Restaurant Week.

PS: a loja do Guará não está participando, apenas a da Asa Norte.

Serviço
CLN 413
Telefone: (61) 3964-5999
@nonnaaugusta

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado