Menu
Lulu no Quadrado
Lulu no Quadrado

Petiscos brazucas que não podem faltar na Copa

É muito legal que as casas façam petiscos inspirados nos adversários do Brasil na Copa, mas comida de boteco tradicional ainda é a melhor harmonização com futebol. Vamos ver uns clássicos?

Lulu Peters

09/12/2022 5h00

Foto: Divulgação

Uma vez eu escrevi uma ode ao boteco, pois, gostando ou não, muita comida boa se originou de locais simples, onde a cerveja gelada acompanhava comidinhas “de vó”, mas em formato de petisco, para gente beliscar o dia ou a noite toda. Muita coisa mudou e até se gourmetizou – não necessariamente em sentido pejorativo – para atender novos paladares, mas se “clássico é clássico e vice-versa”, uma seleção bem tradicional de petiscos imbatíveis para fazer em casa ou comer na rua cai bem!

Torresmo

Uma paixão nacional, feita com a pele “pururucada” do porco. Comida quase como uma pipoca, o torresmo é a gordura que acompanha muito bem a cerveja, a cachaça e, acredite, o espumante. Eu, particularmente, prefiro a versão de barriga de porco, que tem uma carne a mais e não só a “casquinha”. Reza a lenda que o segredo é levar ao forno primeiro, para depois fritar.

Indicação da Lulu:

  • Torresmo de Barriga sensacional, servido inteiro do Le Birosque
  • Torresminho de Barriga, picadinho, quase uma pipoca do Commercial São Benedito

Croquete

Depois de sumir por anos das festinhas de aniversário, o croquete – às vezes, croqueta – “caiu pra cima” e reapareceu em alguns dos mais badalados cardápios. Uma mágica mistura de crocância por fora e suculência por dentro, o croquete é, definitivamente, um dos meus petiscos favoritos. Fácil de comer na farra e os recheios podem variar entre carne de panela, costela e até peixe!

Indicação da Lulu:

  • Croquete de carne cremosa com vinagrete de morango do Rota Leste
  • Croquete de Robalo do Horta Cozinha Criativa
  • Croquete de costela desfiada com requeijão do Gato Preto Bar
  • Croque de bochecha suína do Xaman

Pastel

A versão individual pode ser uma verdadeira refeição, mas no formato menor, em porção para compartilhar, o pastel também é sucesso. Fácil de fazer em casa, com a massa pronta e o recheio, que pode ser super democrático, incluindo opções vegetarianas, carnívoras ou até mais sofisticadas, com queijos como Brie, o pastel tem um lugar no coração dos brasileiros.

Indicação da Lulu:

  • Pastel de Costela Bovina assada lentamente do Bar Brasília
  • Pastel de Brie com geleia artesanal de pimenta do Pinella
  • Mix de pastéis, incluindo calabresa com queijo da Rossoni

Linguiça artesanal

Suculência e sabor fechadinhos numa cápsula, que, por ser só proteína, atrai o paladar de muita gente! A linguiça artesanal já atingiu patamares fabulosos, incluindo combinações com queijos, tomate seco e carnes variadas, mas as versões caipira e da cidade de Formiga/MG são as mais tradicionais. O bom é que pode ser comprada em casas especializadas para ser preparada, facilmente, em casa.

Indicação da Lulu:

  • A divina linguiça artesanal suína nos sabores jiló, pimenta biquinho ou tomate seco do Godofredo Bar
  • Linguicinha flambada na cachaça do Fora do Eixo lounge
  • Linguiça de Ancho do Fazenda Churrascada

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado