Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

JK e o futebol

Arquivo Geral

16/07/2018 10h48

O presidente Juscelino Kubitscheck, o JK, era um torcedor muito cavalheiro. Da tribuna de honra do Maracanã, torcia por quem ele não torcia, como veremos futuramente, e aplaudia até gol de adversário dos brasileiros. Aconteceu durante uma vitória amistosa do time canarinho, por 2 x 1, sobre Portugal, que contava com a torcida do visitante presidente português, o general Francisco Higino Craveiro Lopes. “No empate, democraticamente, JK sorriu e bateu palmas”, registrou a revista, em alusão ao tento de Matateu, aos seis minutos do segundo tempo, quando a bola bateu no zagueiro Bellini e enganou o goleiro Ernani.

Mas o presidente visitante procurou, também, ser simpático aos anfitriões. “Craveiro Lopes bateu palmas, pausadamente, com a expressão fisionômica, como sempre, circunspecta, enquanto que JK, batendo palmas com efusão, abria-se num sorriso a la dentrifrício…”, contou a revista, em alusão ao gol de abertura do placar, quando o meia Didi (Valdyr Pereira da Silva) usou, aos 15 minutos da etapa inicial, o seu chute que imprimia uma curva à bola, a “folha seca”, em cobrança de falta. Sobre o gol da vitória brasileira, marcado por Tite, aos 16 minutos do segundo tempo, “Manchete Esportiva” anotou:“ … enquanto JK vibrava, Craveiro Lopes se preocupava em dar um autógrafo à cantora portuguesa Esther de Abreu. Quando levantou os olhos, Tite estava sendo abraçado. O general cochicou qualquer coisa a JK que fez ‘sim’ com a cabeça…”

Aquele momento desportivo dos presidente JK e Craveiro Lopes ocorreu na noite da terça-feira 11 de junho de 1957, com a presença de mais 150 mil torcedores, que proporcionaram a arrecadação de Cr$ 4 milhões, 949 mil e 90 cruzeiros, considerada“decepcionante”, pela imprensa. Os jogadores da Seleção Brasileira, treinada por Sylvio Pirillo, tiveram estas notas, analisadas pela “Manchete Esportiva”: Ernani (7); Paulinho de Almeida (7); Bellini (9); Nilton Santos (8); Zito (8); Jadyr (8); Garrincha (7); Pagão (6); Del Vecchio (7), Didi (9) e Canhoteiro (7)– Moacir substituiu Pagão e levou 7, enquanto Tite entrou na vaga de Canhoteiro e obteve nota 8.Portugal jogou com: Carlos Gomes, Virgílio Miguel Arcanjo eÂngelo; Pedroto e Graça; Vasques,Teixeira (Travassos), Matateu, Salvador e Palmeira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado