Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

Veja como os matemáticos estão “brigando” para diminuir as chances de o Botafogo ser campeão

A derrota para o Flamengo certamente que reduziu as possibilidades do Fogão, mas os matemáticos divergem sobre o assunto

Marcondes Brito

04/09/2023 13h17

A rodada do fim de semana, a 22ª deste Brasileirão, trouxe como principal novidade a derrota do Botafogo, que permanece na liderança, com 10 pontos de vantagem sobre o Palmeiras, o segundo colocado, mas os matemáticos calculam que as suas chances de título diminuíram consideravelmente.

De acordo com o portal G1, em parceria com o economista Bruno Imaizumi, o Palmeiras foi o grande beneficiado, porque viu as suas possibilidade de conquistar o título subirem de 5,4% para 12,6%. Poderia ter sido ainda mais se não tivesse derrotado o Corinthians no clássico disputado na Neo Química Arena.

A queda de time carioca teria sido de 90,2% para 81,7%. Mas esses números não batem com os do site Infobola, coordenado pelo matemático Tristão Garcia. O Infobola calculou uma queda menor para o Botafogo, que tinha 90% de possibilidades e agora está como 86%.

Em relação ao Palmeiras, as chances do Verdão, diferentemente do que aponta o G1, são de apenas 8%.

É claro que os palpites dos matemáticos nunca serão precisos e exatos. Tudo pode mudar em uma ou duas rodadas. É mais ou menos como dizia o velho e sábio Magalhães Pinto, quando se referia à política brasileira:

“Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.

Então é isto.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado