Menu
Futebol ETC
Futebol ETC

Seleção feminina tenta provar que o futebol é o esporte onde a lógica não tem lógica

O Brasil já perdeu duas disputas de medalhas de ouro contra os EUA, mas hoje pode ser o dia da nossa vingança

Marcondes Brito

10/08/2024 6h26

brasil x eua

Reprodução

O futebol é o esporte onde a lógica não tem lógica. A Seleção Brasileira feminina que entra em campo neste sábado (10) para disputar a medalha de ouro com os EUA é o maior exemplo disso. Um time desacreditado, que conseguiu a classificação “na bacia das almas”, chegou à final depois de bater a Espanha, atual campeã mundial; e também a França, dona da casa. Contrariou a lógica e derrubou todos prognósticos das casas de apostas.

Pois agora, precisamos, mais do que nunca contrariar a lógica, porque somos fregueses de carteirinha das norte-americanas. Basta dizer que esta será a terceira final olímpica entre os dois países, e que nas duas vezes anteriores (2004 e 2008) ficamos com a prata.

Na verdade, o retrospecto do confronto conta com ampla vantagem das americanas. De 31 partidas oficiais, a Seleção Brasileira venceu apenas três, contra 24 vitórias dos EUA e quatro empates. Ou seja, o aproveitamento é de 82% pra elas.

Isso pode fazer a diferença numa decisão? Teoricamente, sim! Mas não é a toa que o futebol é o esporte mais popular do planeta. Não raras vezes ele nos brinda com alegrias e tristezas absolutamente inesperadas.
Neste sábado, teremos pela frente a maior potência do futebol feminino em todos os tempos. Os EUA detêm tanto o recorde de ouros olímpicos (quatro) quanto o de títulos da Copa do Mundo (também quatro).
O Brasil, o máximos que ganhou foi o Pan-Americano, na época de ouro de Marta, Formiga e Cristiane. Mas vamos acreditar porque, como foi dito lá no começo, o futebol não tem lógica nenhuma. Acredite nisso, porque hoje pode ser o dia da nossa grande vingança.

Todas as finais olímpicas no feminino 

* PARIS 2024: Brasil x Estados Unidos

* TÓQUIO 2020(21): Canadá 1 (3) x (2) 1 Suécia

* RIO 2016: Alemanha 2 x 1 Suécia

* LONDRES 2012: Estados Unidos 2 x 1 Japão

PEQUIM 2008: Estados Unidos 1 x 0 Brasil (prorrogação)

* ATENAS 2004: Estados Unidos 2 x 1 Brasil (prorrogação)

*SYDNEY 2000: Noruega 3 x 2 Estados Unidos (prorrogação)

* ATLANTA 1996: Estados Unidos 2 x 1 China

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email [email protected]

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado